Kit Beira Interior #2 - Linha Beyra e Atalaya
Estes 4 vinhos produzidos pelo enólogo RUI ROBOREDO MADEIRA, são produzidos na Região da Beira Interior onde os vinhos são favoravelmente influenciados pelo clima de altitude, mais fresco e com amplitude térmica ideal para a produção de vinhos de qualidade.
A linha ATALAYA COLHEITA, aqui representada pelo Tinto e Branco é a linha dita de entrada. São os chamados vinhos do dia-a-dia, muito bem feitos e de custo e beneficio muito atrativos. O ATALAYA COLHEITA TINTO 2019 mescla as castas TINTA RORIZ com 70% e TOURIGA NACIONAL com 30% e é um vinho com aromas florais evidentes, especialmente violetas ( muito pela Touriga Nacional ) e bastante frutado. Frutos vermelhos como morango e frutos silvestres de polpa negra, como amoras e mirtilo. Na boca muito agradável, taninos suaves e boa permanência.
Ideal para acompanhar pratos de carne vermelha grelhados e ao forno. Boa companhia para os pratos do dia-a-dia, como o tradicional Bife com Arroz e Feijão, tão comum na culinária do Brasil.
Pela suavidade de seus taninos e boa acidez, pode ser degustado trivialmente ou acompanhar pratos mais leves, como Pizzas e Massas em geral.
O ATALAYA COLHEITA BRANCO 2019 é um corte das "raras" castas SIRIA e FONTE CAL, aqui representadas com 90% e 10% respectivamente, resultando num vinho de baixo teor alcoólico ( 12,5% ), com aromas marcados de frutas citricas, como laranja e limão siciliano, e alguma coisa mais leve de frutas brancas como pêssego e melão. Além da fruta, são evidente aromas delicados florais, como louro e flores silvestres. Muito delicado e agradável em boca, por isso mesmo um exemplo claro de vinho para degustar apenas como bebida, sem preocupação com harmonização.
Pela sua leveza e delicadeza, é um vinho especialmente adequado a frutos do mar, pescado e saladas. Recomendo para momentos triviais, descompromissados, apenas como aperitivo.
O BEYRA COLHEITA TINTO 2018 já é um vinho de uma linhagem superior, mais estagiado, com as mesmas castas TINTA RORIZ e TOURIGA NACIONAL do Atalaya tinto mas com alguma variação nas porcentagens. Bastante aromático, aromas frutados de amora e groselha, morangos maduros e algum floral. Na boca muito intenso de sabor, com taninos bem poderosos mas muito sedosos, acidez perfeitamente ajustada à fruta e com excelente persistência para um vinho que apenas estagiou em tanques de inox, por cerca de 12 meses.
Ótima pedida para churrascos, carnes ao forno e massas com molhos vermelhos bem apurados. Pode ser um bom vinho para pratos de Bacalhau ao Forno.
O BEYRA COLHEITA BRANCO 2019 faz uso das mesmas castas SIRIA e FONTE CAL do seu "irmão Atalaya Branco, na proporção de 60% e 40%, respectivamente, também com teor alcoólico de 12,5%. Aromas florais muito delicados e frutados cítricos, como limão siciliano e laranja. Para alguns é perceptível um aroma e sabor de frutas de polpa branca, como pêssego e melão. Em boca muito agradável, acidez discreta mas que exibe muita frescura e uma boa persistência no final.
Típico vinho para a maioria dos pratos de peixes e frutos do mar, bem como comidas orientais e saladas mais elaboradas. Boa aptidão gastronômica para acompanhar carnes brancas, até mesmo frango no forno.
- Uva: Tinta Roriz
- Uva: Touriga Nacional
- Uva: Siria
- Uva: Fonte Cal
- Região: Beira Interior
- Característica: Seco
- Corpo: Leve
- Corpo: Levemente encorpado
- País: Portugal