
Kit #21 - 2 Desafinado, 2 Montaria Tinto e 2 Mula Velha Tinto
A escolha é por um KIT com 2 garrafas de cada uma de 3 regiões: DOURO, ALENTEJO e LISBOA, com castas em comum mas com estilos distintos.
Os socalcos, os vales, a paisagem inesquecível e o trabalho de gerações fazem do Douro uma das regiões vinícolas mais impressionantes e belas do mundo. Além disso, o vale do Douro combina a tradição do vinho do Porto, mundialmente famoso, com excelentes vinhos de mesa.
Este vinho elegante de equilibrado, o DESAFINADO DOC, é um corte das tradicionais castas do Douro, Tinta Barroca, Tinta Roriz e Touriga Franca, elaborado a partir de uvas das melhores encostas do Douro. Após maceração a frio durante 24 horas, a fermentação decorreu, durante 8 dias, em pequenas cubas de inox a 25ºC, de modo a preservar o seu carácter frutado. O vinho estagiou 8 meses em barricas de carvalho francês.
Este vinho de cor vermelha carregada revela aromas de frutos vermelhos frescos bem maduros. A estrutura dos seus taninos suaves mostra a boa maturação das uvas que, juntamente com a sua frescura, tornam este vinho equilibrado e um agradável companheiro para a mesa.
Carnes Vermelhas Assadas ou Grelhadas na Brasa, Carnes ensopadas com molhos bem apurados, Massas de molhos vermelhos e Pizzas e uma Tábua de Queijos e Embutidos são excelentes companhias para este vinho de corpo médio e equilibrado, que também pode ser apenas degustado em momentos descontraidos.
O MONTARIA TINTO 2019 é um corte clássico alentejano, mesclando em partes iguais ALICANTE BOUSCHET, ARAGONEZ e TRINCADEIRA, num vinho de 13,5% de teor alcoólico e de custo x beneficio muito bom.
Notas de prova: Vinho de cor rubi intenso, com aromas bem definidos de frutas vermelhas. Na boca repetem-se as sensações olfativas, revelando um vinho frutado e de taninos muito agradáveis, redondos e um equilibrio perfeito com a acidez discreta. Um final prolongado e bom corpo.
Sugestões enogastronômicas: Bom companheiro para Churrascos de Carne Vermelha, Pratos de Carne ao Forno ou na Panela, Massas com Molhos Vermelhos e temperados e alguns Queijos de massa dura e Embutidos em geral.
Este Mula Velha Tinto é o vinho de entrada de gama desta linha e também o vinho mais comercializado. É o clássico "bom e barato" ideal para o dia-a-dia.
Região: Lisboa
Classificação: Colheita
Tipo: Tinto
Enologia: Carlos Eduardo
Teor Alcoólico: 13%
Castas: Aragonez, Castelão e Touriga Nacional
Notas de prova: vinho de cor granada, aromático, lembrando frutos vermelhos maduros e compota. Taninos muito sedosos e boa acidez, levemente encorpado e bom final de boca.
Sugestões enogastronômicas: um bom parceiro para Assados, no Forno ou Grelhados na Brasa, Carnes de Panela como Rabada e Ossobuco, Massas de molhos vermelhos e temperados. Acompanha bem Queijos de massa dura e Embutidos e é muito bom para degustar trivialmente, sem que os taninos se manifestem pedindo algum alimento.
- Uva: Tinta Barroca
- Uva: Tinta Roriz
- Uva: Touriga Franca
- Uva: Aragonez
- Uva: Castelão
- Uva: Touriga Nacional
- Uva: Alicante Bouschet
- Uva: Trincadeira
- Região: Douro
- Região: Alentejo
- Região: Lisboa
- Característica: Seco
- Corpo: Levemente encorpado
- País: Portugal