
Kit Argentina / Chile - Kaiken e Cordillera
Apoiado por uma história na cultura vinícola na Espanha, Miguel Torres chega ao Chile em 1979, mais especificamente ao Vale de Curicó, seduzido pelas excelentes condições climáticas. Com foco na agricultura orgânica e na inovação tecnológica, Miguel Torres tem trabalhado na recuperação de variedades tradicionais chilenas quase esquecida, como a País, a Carignan e a Moscatel.
A Viña Kaiken é o braço argentino do poderoso grupo chileno Viña Montes, fundado por Aurélio Montes e que responde por alguns dos melhores vinhos da América do Sul. Tem como filosofia produzir vinhos premium, com especial preocupação com o cuidado do meio ambiente e dos nossos colaboradores, promovendo uma cultura sustentável em todas as fases do processo de elaboração dos nossos vinhos, para que a nossa pegada na terra seja um verdadeiro contributo conservação e cuidados permanentes.
Neste KIT escolhemos 2 rótulos de cada um dos produtores, exibindo o que Argentina e Chile conseguem de oferecer em termos de vinhos de qualidade com preços justos.
Esta linha de vinhos de Miguel Torres, a Cordillera, está focada em mostrar a melhor expressão de uma determinada variedade de castas em um vale especifico. Em se tratando de Cabernet Sauvignon o vale escolhido é o Valle del Maipo, especificamente a zona cordilheira de Pirque, reconhecida no Chile como ideal para a produção de vinhos tintos.
CORDILLERA CABERNET SAUVIGNON
Castas: 100% Cabernet Sauvignon.
Vinificação: tempo de maceração em torno de 14 dias para extração perfeita de cor e tanino.
Teor alcoólico: 13,5%
Estágio: 12 meses em barricas de carvalho francês, divididos em barricas novas ( 20% ) e de segundo uso ( 80% )
Notas de Prova: apresenta uma cor rubi intensa e como convém a um Cabernet Sauvignon, aromas de frutos maduros, frutos silvestres mais concretamente.Algum vegetal e notas de couro e achocolatado. Presença de alguma especiaria, como pimenta e cravo. Taninos poderosos tipicos, mas muito sedosos graças ao amadurecimento adequado das uvas e ao estágio em barrica. Na boca um vinho volumoso muito elegante, com um final prolongado mostrando toda a estrutura que um bom Cabernet exibe.
Harmonização: vinho muito gastronômico, ideal para a maioria dos Assados de Fornos ou Grelhados na Brasa, Massas com molhos encorpados e temperados, Embutidos e Queijos Curados. Casa perfeitamente com Cordeiro Assados ou Ensopado, bem como Carnes de Panela, como Rabada ou Ossobuco.
O Cordillera Carmenère tem sua origem no reconhecido terroir de Peumo, no Vale de Cachapoal.
O Vale de Cachapoal é caracterizado por um clima sub-húmido Mediterrâneo, ou seja, dias muito quentes e noite frias influenciadas pelo rio Cachapoal, que permitem um periodo prolongado de maturação, ideal para esta casta.
O vinhedo está localizado num pé de monte, acima de solos de origem aluvial, granítica de textura franca argilosa e relativamente pedregosos, com muito boa drenagem e pouco férteis, ideal para controlar a força e obter produções muito limitadas de um excelente Carmenère.
CORDILLERA CARMENERE
Castas: 100% Carmenere
Vinificação: tempo de maceração em torno de 14 dias para extração perfeita de cor e tanino.
Teor alcoólico: 13,5%
Estágio: 12 meses em barricas de carvalho francês, divididos em barricas novas ( 10% ) e de segundo uso ( 90% )
Notas de Prova: de cor rubi intensa e brilhante. No nariz expressa fortemente o caráter da casta Carmenère, que remete a frutos silvestres e eucalipto. Boas notas de torrefação e especiaria, como cravo e pimenta preta. Na boca muito redondo, com taninos macios mas muito presentes, com a fruta bem marcada e um final longo e bem persistente, a sugerir um vinho de qualidade superior.
Harmonização: a casta Carmenère permite um leque muito amplo de sugestões gastronômicas. Este vinho aceita muito bem Carnes Grelhadas na Brasa e Assados no Forno, mas parece vocacionado para pratos da culinária italiana, como as Massas com Molhos ricos em temperos e tomate e a maioria das Pizzas.
Terroir Series são vinhos especiais através dos quais queremos mostrar a história vitivinícola da Argentina e suas variedades distintas, elaborando misturas atraentes e inovadoras com uvas provenientes dos melhores terroirs para cada videira. São vinhos complexos que misturam os melhores Cabernet Sauvignon e Malbec, com variedades de grande personalidade como Bonarda e Petit Verdot.
KAIKEN TERROIR SERIES CABERNET SAUVIGNON / MALBEC / PETIT VERDOT
Castas: 80% Cabernet Sauvignon, 15% Malbec e 5% Petit Verdot
Vinificação: Maturação de 100% do vinho em barricas de carvalho francês (1/3 novas, 1/3 de segundo uso e 1/3 de terceiro uso), durante 8 meses. Permaneceu em garrafa por mais 3 meses.
Teor Alcoólico: 14,5%
Destaque: James Suckling – 92 pontos; Argentina Tasting 2017
Notas de Degustação: de cor vermelho-granada, intenso e brilhante. No nariz apresenta uma intensidade aromática de média para alta, bastante delicado, com aromas de especiarias e ervas frescas. Após algum tempo em taça surgem os aromas de pimentão assado, frutas maduras e frutas secas. Na boca um vinho volumoso e de inicio bastante intenso, de acidez equilibrada graças à companhia de taninos muito sedoso, com corpo médio e um final de intensidade média mas muito agradável.
Harmonização: um vinho de boa aptidão gastronômica, transitando muito bem entre Carnes Grelhadas na Brasa ou Assados de Forno, como Cordeiro, por exemplo. Boa estrutura para a Culinária Italiana à base de Massas e com Pizzas com presença de embutidos. Tábuas de Queijos e Embutidos, especialmente os Queijos de massa dura e curados.
KAIKEN TERROIR SERIES MALBEC / BONARDA / PETIT VERDOT
Castas: 80% Malbec, 15% Bonarda e 5% Petit Verdot
Vinificação: A fermentação alcoólica se realizou a 26°C e se estendeu por sete dias seguidos de uma maceração pós-fermentativa a 10°C que durou aproximadamente 15 dias. Por ultimo, o vinho foi envelhecido em uma combinação de barricas novas e usadas de carvalho francês, por 10 meses
Teor Alcoólico: 14,5%
Destaque: James Suckling – 92 pontos; Argentina Tasting 2017
Estágio: 100% do vinho teve estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês (1/3 novas, 1/3 segundo uso e 1/3 terceiro uso)
Notas de Degustação: de cor vermelho intenso e levemente violeta. No nariz apresenta notas frutais que evocam ameixas acompanhadas de notas de especiarias e ervas finas frescas, como o tomilho e alecrim. Na boca se desdobra toda suavidade do Malbec apoiado pela estrutura e frescura proporcionada pela Petit Verdot, e para finalizar um final de boca que revela notas de frutas frescas, proporcionadas pela Bonarda.
Harmonização: um vinho de boa aptidão gastronômica, transitando muito bem entre Carnes Grelhadas na Brasa ou Assados de Forno, como Cordeiro, por exemplo. Boa estrutura para a Culinária Italiana à base de Massas e com Pizzas com presença de embutidos. Tábuas de Queijos e Embutidos, especialmente os Queijos de massa dura e curados.
- Uva: Cabernet Sauvignon
- Uva: Carmenère
- Uva: Malbec
- Uva: Bonarda
- Uva: Petit Verdot
- Região: Mendoza
- Região: Valle de Cachapoal
- Região: Valle del Maipo
- Característica: Seco
- Corpo: Encorpado
- Corpo: Levemente encorpado
- País: Argentina
- País: Chile