
Kit #40 - Alentejano Tinto, Alentejano Branco, Alentejano Rosé
Nasce em 2011, na Quinta do Ribeiro Santo no Dão, aquela que é hoje uma das mais reconhecidas e prestigiadas empresas de vinho da região. Carlos Lucas, sempre foi um visionário, irreverente e obstinado e cria a empresa MAGNUM VINHOS, apresentando ao país e ao mundo vinhos de excelência, autênticos e expressivos. A Quinta do Ribeiro Santo é a sede da empresa e a produção de vinhos ocorre na Quinta de Santa Maria no Dão, na Quinta das Herédias no Douro, Maria Mora no Alentejo e na região dos Vinhos Verdes, na Quinta da Casa Grande de Santana.
O projeto da empresa no Alentejo se encontra na sub-região de Mora, no entorno da região de Évora, berço de alguns dos melhores vinhos portugueses. É um "terroir" privilegiado para vinhos, com solos maioritáriamente argilosos, de xisto, granito e calcário, com amplitudes térmicas elevadas e boa exposição solar.
O ALENTEJANO BRANCO 2019 é um corte de ARINTO, ANTÃO VAZ e ROUPEIRO, sem passagem por madeira.
Vinificação: Vindima manual. Seleção criteriosa dos bagos e prensagem imediata e suave em sistema a vácuo. O processo de fermentação dura aproximadamente 20 dias, em cubas de inox a temperaturas controladas.
Notas de Prova: Cor limpida e transparente, amarelo-citrino. Aromas muito delicados de frutas tropicais, compota de marmelo e ligeira mineralidade que se percebe em boca. Mostra-se muito fresco, com ótima acidez e uma fruta muito agradável ao longo da degustação.
Sugestões Gastronômicas: muito apropriado para a maioria dos pratos mais leves da culinária brasileira. Frutos do Mar e Peixes são suas melhores harmonizações. Frango Grelhado na Brasa ou no Forno também. Experimente com algumas Pizzas mais apuradas e sabor mais salgado ou Massas com Molhos Brancos Cremosos. Ótimo apenas como aperitivo.
O ALENTEJANO ROSÉ 2019 utiliza as castas TOURIGA NACIONAL e ARAGONEZ para compor seu corte e não passa por qualquer estágio em barrica.
Vinificação: Vindima manual. Seleção criteriosa dos bagos e prensagem imediata e suave em sistema a vácuo. O processo de fermentação dura aproximadamente 20 dias, em cubas de inox a temperaturas controladas.
Notas de Prova: Cor Salmão-pálido, transparente e cristalina. Aromas muito delicados de cerejas e lichia e floral. Em boca, levemente frutado e mineral, muito fresco e com excelente acidez.
Sugestões Gastronômicas: Acompanha com perfeição pratos de Frutos do Mar e Peixes Grelhados. Frango Grelhado na Brasa ou no Forno também. Bom companheiro para Pizzas e Massas.. Ótimo apenas como aperitivo ou acompanhando Queijos e Frios.
O ALENTEJANO TINTO 2018 é um corte dos mais tradicionais no Alentejo, com TRINCADEIRA, TOURIGA NACIONAL, ARAGONEZ e SYRAH e passou 4 meses em barricas de carvalho francês.
Vinificação: Vindima mecânica. Separação de cada casta para fermentação separada na adega. O processo de fermentação dura aproximadamente 20 dias, em cubas de inox a temperaturas controladas.
Notas de Prova: Cor rubi de profunda e concentrada. Aromas de fruta preta e alguma especiaria, resultante do estágio em barrica. Taninos muito ricos e maduros, acidez marcante e que equilibra muito este vinho, boa permanência da fruta madura percebida no nariz e um final de boca extremamente sedoso e persistente.
Sugestões Gastronômicas: muito boa aptidão gastronômica, variando bem das Carnes Vermelhas Grelhadas na Brasa ou Assadas ao Forno até Massas com Molhos temperados e encorpados. Acompanha bem coisas mais triviais, como uma Tábua de Queijos e Embutidos.
- Uva: Arinto
- Uva: Antão Vaz
- Uva: Roupeiro
- Uva: Touriga Nacional
- Uva: Aragonez
- Uva: Trincadeira
- Uva: Syrah
- Região: Alentejo
- Característica: Seco
- Corpo: Leve
- Corpo: Levemente encorpado
- País: Portugal