
Kit #45 - Vale do Rico Homem, Vinhas Velhas do Barão, Tapada do Barão e Duas Danças
A Vinícola Monte dos Perdigões está situada na sub-região de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, uma região de características muito ricas para a produção de vinhos de excelência. Este produtor tem ainda a particularidade de ter todo o seu projeto vínico gerido pela equipe de Enologia da Herdade da Cartuxa, uma referência em Portugal, sob o comando do Enólogo Pedro Baptista.
O VINHAS VELHAS DO BARÃO RESERVA TINTO é um dos seus vinhos topo de gama. Corte de três castas de grande expressão, SYRAH, ALICANTE BOUSCHET e TOURIGA NACIONAL, estagia em tanques de inox e posteriormente em barricas de carvalho francês por um periodo nunca inferior a 12 meses.
Notas de prova: de cor granada intenso e leve reflexos violáceos, exibe aromas de fruta negra e especiarias. Na boca um vinho intenso de sabores, alguma lembrança a menta e chocolate, permanece a compota resultante de utilização de uvas em estado perfeito de maturação. Taninos aveludados e estrutura condizente com a qualidade de um grande vinho. Revela um final de boca excelente, prolongado e muito agradável.
Sugestões enogastronômicas: um vinho para grandes pratos. Perfeito no acompanhamento de Churrasco na Brasa ou de um Assado ao Forno, como Cordeiro. Carnes de panela com temperos e molhos fortes, como o Ossobuco e a Rabada são excepcionalmente sustentados por este vinho.
O DUAS DANÇAS COLHEITA SELECIONADA é um dos seus vinhos topo de gama e tem seu rótulo inspirado na obra do ilustre Maestro Luis de Freitas Branco. Apresenta um corte clássico do Alentejo, ARAGONEZ, SYRAH e TOURIGA NACIONAL, com leve estágio em barrica
Notas de prova: de cor granada com reflexos violáceos, exibe aromas de frutos silvestres bem maduros e geleia de frutas. Na boca um vinho cheio volumoso e denotando à partida grande complexidades de sabores, com clara manifestação de fruta madura, taninos intensos mas muito aveludados, alguma especiaria e excelente permanência no final.
Sugestões enogastronômicas: Ideal para acompanhar pratos de carne vermelha grelhados, pratos de caça, queijos macios ou trivialmente.
O TAPADA DO BARÃO COLHEITA SELECIONADA é um dos seus vinhos de entrada . Corte tipicamente alentejano, ARAGONEZ, TRINCADEIRA e ALICANTE BOUSCHET, com leve estágio em barrica
Notas de prova: de cor granada, intenso e leves toques violáceos, brilhante e revelando aromas atraentes de fruta madura, compotada. Boca cheia, taninos fortes mas macios, boa acidez e muita fruta. Algum toque achocolatado e discreta pimenta preta. Um final prolongado e de persistência muito complexa.
Sugestões enogastronômicas: Ideal para acompanhar pratos de carne vermelha grelhados, pratos de caça, queijos macios ou trivialmente.
O VALE DO RICO HOMEM TINTO, um nome peculiar, é um dos seus vinhos de entrada, para o dia-a-dia mas com um cuidado digno de vinhos mais sofisticados. Começa para escolha das castas TRINCADEIRA e ARAGONEZ, selecionadas e vinificadas em separado em cubas de inox a temperaturas controladas. Para manter seu caráter e autenticidade este vinho não passa por estágio em barrica.
Notas de prova: de cor granada com reflexos violáceos, exibe aromas de frutos silvestres bem maduros, nomeadamente amoras negras. Na boca um vinho cheio e com bom equilibrio entre taninos e acidez, muito macio e com boa estrutura. Apesar de ser um vinho mais simples, surpreende por um final prolongado.
Sugestões enogastronômicas: Muito agradável em degustações triviais, por sua fruta madura e que o torna fácil de beber sem acompanhamentos. No entanto, suporta bem pratos com alguma gordura, como Churrascos e Assados em geral, Massas com molhos mais elaborados, Pizzas e Queijos de massa dura
- Uva: Alicante Bouschet
- Uva: Syrah
- Uva: Aragonez
- Uva: Touriga Nacional
- Uva: Trincadeira
- Região: Alentejo
- Característica: Seco
- Corpo: Levemente encorpado
- Corpo: Encorpado
- País: Portugal