Kit DOURO e ALENTEJO - Castas Premium
O Enólogo TIAGO CABAÇO nasceu no seio de uma familia ligada ao vinho e foi o Enólogo mais jovem a conquistar o prêmio de Enólogo Revelação da Revista de Vinhos, importante publicação portuguesa. Em 2004 ele cria sua própria empresa, a TIAGO CABAÇO WINERY e que tem hoje a Enóloga SUSANA ESTEBAN à frente de seu projeto, ela que é um dos principais nomes da enologia portuguesa.
A empresa tem acesso a algumas das melhores e mais velhas vinhas do Alentejo, nas proximidades de Estremoz, de onde sai uma vasta gama de vinhos, sedutores e sérios, modernos no estilo, como sua linha de entrada e poderosos como são os monovarietais como este ALICANTE BOUSCHET, produzidos a partir de vinhas com mais de 30 anos.
Este ALICANTE BOUSCHET 2019 é a nona colheita de um conjunto de vinhos monovarietais com assinatura de Tiago Cabaço. A escolha da casta ALICANTE BOUSCHET, foi natural e imediata, pelo largo reconhecimento e desempenho que tem tido no Alentejo e pelos ótimos resultados na vinificação de algumas parcelas selecionadas, onde a casta expressa todo o seu potencial e a riqueza do terroir.
Região: ALENTEJO
Castas: 100% ALICANTE BOUSCHET, de um vinhedo plantado em inicio da década de 1990
Teor Alcoólico: 15%
Vinificação e Estágio: A vindima foi realizada manualmente para caixas de pequena capacidade. As uvas, após desengace foram pisadas a pé em modernos lagares de inox com controlo de temperatura, seguindo-se o envelhecimento em barricas de carvalho francês e estágio prolongado em garrafa. O tempo de estágio em barrica é no minimo de 12 meses.
Temperatura de Serviço: Entre 14° e 15°
Notas de Prova: Cor rubi compacta, taninos finos, mas poderosos. Aroma complexo onde se mesclam notas de frutos vermelhos maduros. Final de boca longo e elegante, a revelar um vinho que evolui magnificamente em taça ao longo de uma refeição, com grande capacidade de envelhecimento em garrafa. Por sua estrutura recomenda-se uma decantação de pelo menos 30 minutos.
Sugestões Gastronômicas: Por ser um vinho encorpado e com taninos potentes, embora muito macios, pede Carnes Vermelhas na Brasa ou Assados ao Forno, como Cabrito ou Cordeiro. Também recebe muito bem Massas com Molhos ricos em sabor, como uma Lasanha à Bolonhesa, por exemplo.
A QUINTA DO NOVAL é um nome histórico com um estatuto icónico no mundo do vinho. No entanto, é acima de tudo uma vinha. Localizada em local privilegiado no coração do Douro produz excepcionais vinhos desde o séc. XVIII, tendo conquistado o mundo especialmente pelos seus Vinhos do Porto.
Modernizada nos anos 90, a QUINTA DO NOVAL teve boa parte dos seus vinhedos replantados, adaptando os métodos de poda às necessidades de cada parcela. Suas uvas são consideradas de excepcional qualidade que, por um lado, garantem excelência a seus Vinhos do Porto e, por outro lado, tornaram os vinhos do Douro uma referência.
Este varietal 100% PETIT VERDOT é um destaque não apenas no portfólio da Vinícola, mas especialmente no Douro onde a casta PETIT VERDOT é pouco utilizada e pelos critérios adotados não pode ser plantada e rotulada como DOC. É uma casta de excelente qualidade e que encontrou em Portugal um "terroir" extraordinário para a produção de grandes vinhos, como este. A PETIT VERDOT é uma variedade superior com uma forte personalidade individual e um enorme potencial de qualidade. É mais conhecido pela sua presença em pequenas proporções nos lotes dos grandes vinhos do Médoc. Precisa de sol e calor para amadurecer por completo, e adaptou-se extremamente bem ao Douro, produzindo um vinho de casta única de caráter e individualidade exuberantes.
Região: DOURO
Castas: 100% PETIT VERDOT
Teor Alcoólico: 15%
Estágio: O vinho é envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês, sendo que 30% do vinho é estagiado em barricas novas.
Temperatura de Serviço: Entre 14° e 15°
Notas de Prova: Este vinho apresenta uma cor muito intensa que transmite desde logo sua exuberância. É muito expressivo, com aromas de frutos silvestres e algo de morango e muito bem integrados ao conjunto. A madeira está também muito integrada, discreta e delicada, suportada pela estrutura tânica tipica desta casta. Os taninos são muito aveludados mas bem presentes, a garantir uma excelente permanência. Será melhor apreciado se decantado por pelo menos 40 minutos. Um vinho de grande potencial de envelhecimento.
Sugestões Gastronômicas: versátil e harmonioso, combina principalmente com Carnes Vermelhas na Brasa ou Assados ao Forno, como Cabrito ou Cordeiro. Massas com molhos mais estruturados são um excelente combinação. As carnes de panela, geralmente com molhos muito apurados e fortes são igualmente recomendadas.
- Uva: Alicante Bouschet
- Uva: Petit Verdot
- Região: Alentejo
- Região: Douro
- Característica: Seco
- Corpo: Encorpado
- País: Portugal