Kit Especiais da Quinta do Noval
A QUINTA DO NOVAL é um nome histórico com um estatuto icónico no mundo do vinho. No entanto, é acima de tudo uma vinha. Localizada em local privilegiado no coração do Douro produz excepcionais vinhos desde o séc. XVIII, tendo conquistado o mundo especialmente pelos seus Vinhos do Porto.
Modernizada nos anos 90, a QUINTA DO NOVAL teve boa parte dos seus vinhedos replantados, adaptando os métodos de poda às necessidades de cada parcela. Suas uvas são consideradas de excepcional qualidade que, por um lado, garantem excelência a seus Vinhos do Porto e, por outro lado, tornaram os vinhos do Douro uma referência.
CEDRO DO NOVAL
O vinho CEDRO DO NOVAL recebe este nome como tributo à árvore emblemática que domina o terraço da Quinta do Noval.
Região: DOURO
Castas: TOURIGA NACIONAL, TOURIGA FRANCA e SYRAH
Teor Alcoólico: 14%
Estágio: O vinho é envelhecido por 11 meses em barricas de carvalho francês, cerca de 10% em barricas novas.
Temperatura de Serviço: Entre 14° e 15°
Notas de Prova: apresenta uma cor densa, de um vermelho rubi, e aromas muito marcantes de especiaria e fruta vermelha bem madura, algum achocolatado e ameixa preta. Tem uma acidez firme ao longo da prova, boa estrutura e com taninos macios e saborosos, com boa presença de fruta. Exibe um final longo e muito frutado com um leve fumado.
Sugestões Gastronômicas: versátil e harmonioso, combina principalmente com Carnes Vermelhas na Brasa ou Assados ao Forno, como Cabrito ou Cordeiro. Também recebe muito bem Massas com Molhos ricos em sabor, como uma Lasanha à Bolonhesa, por exemplo.
TOURIGA NACIONAL
A casta TOURIGA NACIONAL é a principal casta tinta portuguesa, produzindo excepcionais vinhos varietais e sendo amplamente utilizada na composição de "blends" em todas as regiões do país, embora originária do Dão. Intenso e concentrado, com uma estrutura tânica refinada, este vinho distingue-se especialmente por sua delicadeza, aliás um estilo muito particular dos vinhos da Quinta do Noval. É o resultado de uma estrita seleção dos melhores lotes produzidos na Quinta a cada ano.
Região: DOURO
Castas: 100% TOURIGA NACIONAL
Teor Alcoólico: 14%
Estágio: O vinho é envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês, sendo que 30% do vinho é estagiado em barricas novas.
Temperatura de Serviço: Entre 14° e 15°
Notas de Prova: Os vinhos com esta casta são em geral de cor violeta, com boa concentração de cor e intensos de aromas e sabor. Seus taninos são muito aveludados e seu aroma floral costuma ser equilibrado com toques marcantes de especiaria, levemente apimentados. Desse equilibrio saem vinhos estruturados, de bom corpo e textura, com uma acidez discreta mas muito importante já que geralmente são vinhosa de boa capacidade de envelhecimento. Excelente final de boca, prolongado e "mastigável" a evidenciar um vinho que evolui muito bem em taça, debendo ser decantado para que dele se extraia o melhor.
Sugestões Gastronômicas: boa aptidão gastronômica, harmonioso com boa parte dos pratos da culinária portuguesa e internacional. Perfeito para pratos mais encorpados, como Carnes de Panela com molhos apurados e fortes, Carnes Assadas ao Forno ou na Brasa. Cordeiro ou Cabrito é uma sugestão imperdível. Bons pratos de Massa com molhos vermelhos intensos de tempero. Experimente com a Feijoada Brasileira.
PETIT VERDOT
Este varietal 100% PETIT VERDOT é um destaque não apenas no portfólio da Vinícola, mas especialmente no Douro onde a casta PETIT VERDOT é pouco utilizada e pelos critérios adotados não pode ser plantada e rotulada como DOC. É uma casta de excelente qualidade e que encontrou em Portugal um "terroir" extraordinário para a produção de grandes vinhos, como este. A PETIT VERDOT é uma variedade superior com uma forte personalidade individual e um enorme potencial de qualidade. É mais conhecido pela sua presença em pequenas proporções nos lotes dos grandes vinhos do Médoc. Precisa de sol e calor para amadurecer por completo, e adaptou-se extremamente bem ao Douro, produzindo um vinho de casta única de caráter e individualidade exuberantes.
Região: DOURO
Castas: 100% PETIT VERDOT
Teor Alcoólico: 15%
Estágio: O vinho é envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês, sendo que 30% do vinho é estagiado em barricas novas.
Temperatura de Serviço: Entre 14° e 15°
Notas de Prova: Este vinho apresenta uma cor muito intensa que transmite desde logo sua exuberância. É muito expressivo, com aromas de frutos silvestres e algo de morango e muito bem integrados ao conjunto. A madeira está também muito integrada, discreta e delicada, suportada pela estrutura tânica tipica desta casta. Os taninos são muito aveludados mas bem presentes, a garantir uma excelente permanência. Será melhor apreciado se decantado por pelo menos 40 minutos. Um vinho de grande potencial de envelhecimento.
Sugestões Gastronômicas: versátil e harmonioso, combina principalmente com Carnes Vermelhas na Brasa ou Assados ao Forno, como Cabrito ou Cordeiro. Massas com molhos mais estruturados são um excelente combinação. As carnes de panela, geralmente com molhos muito apurados e fortes são igualmente recomendadas.
SYRAH
A casta SYRAH é uma das poucas castas internacionais permitidas no DOURO mas, ainda assim, não pode fazer parte dos vinhos DOC e, por isso, os vinhos são rotulados com Regional Duriense. Originárias do Rhône é seguramente uma das castas mais adaptáveis no mundo, produzindo vinhos exuberantes no Chile ou na Austrália, em Portugal ou na Itália. Muito presente em alguns grandes vinhos do Alentejo, alcança no Douro um estilo muito particular, diferente dos vinhos alentejanos. Predomina talvez o estilo do terroir do Douro do que as caracteristicas originais da casta.
Região: DOURO
Castas: 100% SYRAH
Teor Alcoólico: 14,5%
Estágio: O vinho é envelhecido por 10 meses em barricas de carvalho francês, sendo que 35% do vinho é estagiado em barricas novas.
Temperatura de Serviço: Entre 14° e 15°
Notas de Prova: Cor entre o rubi e violeta, intensa e rico em aromas frutados, como cassis e algum floral, especialmente flor de laranjeira. São evidentes os aromas de especiarias, uma caracteristica da casta Syrah. Na boca, logo à partida conquista pelo corpo e pela fruta bem integrada à especiaria. Exibe taninos potentes mas muito macios, boa frescura fornecida pela acidez delicada. Final de boca persistente e revelar um vinho com boa capacidade para guarda. Pede decantação.
Sugestões Gastronômicas: os vinhos à base de Syrah são geralmente muito recomendados para Cordeiro e Cabrito no Forno. As Carnes Vermelhas na brasa valorizam muito este vinho, que também se ajusta perfeitamente à comida italiana como as Massas com Molhos à base de carne e tomate bem temperado.
- Uva: Touriga Nacional
- Uva: Touriga Franca
- Uva: Syrah
- Uva: Petit Verdot
- Região: Douro
- Característica: Seco
- Corpo: Encorpado
- Corpo: Levemente encorpado
- País: Portugal