Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

Kit #71 - Quinta do Noval Touriga Nacional, Ribeiro Santo Touriga Nacional e Evidência Touriga Nacional

Disponibilidade: Imediata
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Um KIT pensado unicamente na rainha das castas portuguesas, a TOURIGA NACIONAL. Representada aqui por seu berço, o DÃO e pelo DOURO, numa comparação muito interessante para sentir de como forma a casta se adapta em cada "terroir".

 

A QUINTA DO NOVAL é um nome histórico com um estatuto icónico no mundo do vinho. No entanto, é acima de tudo uma vinha. Localizada em local privilegiado no coração do Douro produz excepcionais vinhos desde o séc. XVIII, tendo conquistado o mundo especialmente pelos seus Vinhos do Porto.

Modernizada nos anos 90, a QUINTA DO NOVAL teve boa parte dos seus vinhedos replantados, adaptando os métodos de poda às necessidades de cada parcela. Suas uvas são consideradas de excepcional qualidade que, por um lado, garantem excelência a seus Vinhos do Porto e, por outro lado, tornaram os vinhos do Douro uma referência.

O vinho CEDRO DO NOVAL recebe este nome como tributo à árvore emblemática que domina o terraço da Quinta do Noval.

Região:  DOURO

Castas:  TOURIGA NACIONAL, TOURIGA FRANCA  e SYRAH

Teor Alcoólico: 14%

Estágio:  O vinho é envelhecido por 11 meses em barricas de carvalho francês, cerca de 10% em barricas novas.

Temperatura de Serviço: Entre 14° e 15°

Notas de Prova:  apresenta uma cor densa, de um vermelho rubi, e aromas muito marcantes de especiaria e fruta vermelha bem madura, algum achocolatado e ameixa preta. Tem uma acidez firme ao longo da prova, boa estrutura e com taninos macios e saborosos, com boa presença de fruta. Exibe um final longo e muito frutado com um leve fumado.

Sugestões Gastronômicas: versátil e harmonioso, combina principalmente com  Carnes Vermelhas na Brasa ou Assados ao Forno, como Cabrito ou Cordeiro. Também recebe muito bem Massas com Molhos ricos em sabor, como uma Lasanha à Bolonhesa, por exemplo.

 

 

 A linha de vinhos RIBEIRO SANTO é um dos mais aclamados sucessos do Grupo Vínicola MAGNUM VINHOS, com vinhos no Douro, Alentejo, Dão e Vinhos Verdes. O projeto nasce do sonho de CARLOS LUCAS, um dos grandes nomes do vinho em Portugal, um homem ligado às raízes do DÃO. A QUINTA DO RIBEIRO SANTO é a sede da empresa.

 

Região:  DÃO

Classificação:  DOC RESERVA

Castas:  TOURIGA NACIONAL 100%

Terroir:  Clima fresco com influência da Serra da Estrela e dos rios Dão e Mondego. Solos de origem granítica com grandes afloramentos rochosos. Altitude em torno de 600 metros, com Verões quentes e secos e Invernos muito frios.

Vinificação: A vindima é manual e o desengace total. Fermentação em cubas de inox com maceração prolongada e remontagens suaves para extração de aromas e cor. Uso apenas de leveduras selvagens. Decantação natural em cubas de inox e ligeira filtração antes do engarrafamento. Depois estagia em barricas usadas de carvalho francês por 12 meses.

Longevidade: Superior a 15 anos

Estágio: por 12 meses em barricas usadas e novas de carvalho francês

Temperatura de Serviço : Ideal entre 15° e 17°

Safra:  2016

Teor Alcoólico:  13,5%

 

Notas de Prova: Cor rubi intensa com nuances violáceas. No nariz, salta a presença de aromas florais de violeta, muito caracteristico nos vinhos desta casta. Boa presença aromática de fruta madura, como mirtilo e ameixa. Na boca, um vinho potente e saboroso, com fruta madura muito integrada ao conjunto, madeira muito discreta, boa especiaria e taninos sedosos. Um final excepcional, longo e persistente. Um grande vinho da casta Touriga Nacional

Harmonização: Muito apropriado para Churrascos e Carnes Vermelhas no Forno, Pratos com frutos secos e cogumelos, Queijos curados e Embutidos, Massas com molhos de carne.

 

 

O EVIDÊNCIA TOURIGA NACIONAL é outro vinho da região do Dão, produzido pelo grupo PARRAS, de forte presença na região de Lisboa, mas que tinha que ter um TOURIGA NACIONAL 100% e por isso mesmo escolheu o Dão. Excelente oportunidade de apreciar dois vinhos com a mesma casta e na mesma região e depois comparar com o TOURIGA do Douro.

Região: Dão

Classificação: DOC Reserva
Tipo: Branco
Enologia: Antonio Ventura
Teor Alcoólico: 13%
Castas: 100% Touriga Nacional

 

A casta Touriga Nacional é reconhecidamente a rainha entre as castas tintas portuguesas e já plantada em diversos outros países com grande sucesso e qualidade. É uma casta que está presenta na maioria dos grandes vinhos portugueses de corte. Vinhos muito aromáticos, com grande equilibrio entre acidez e taninos muito maduros.

 

Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentadas a uma temperatura controlada de 28ºC. Estagiou durante 6 meses em carvalho francês.

 

Notas de provaDe cor rubi bem intenso, aroma complexo, com frutos do bosque confitados, especiarias e notas florais. Boca untuosa, densa e persistente. É um daqueles vinhos que chamamos de "gordo" e volumoso.

 

Sugestões enogastronômicas: Apresenta um leque muito abrangente de harmonização dentro da culinária a que estamos acostumados no Brasil. Tanto pode ser um excelente companheiro para pratos do dia-a-dia, como o clássico Bife com Arroz e Feijão, até Assados de Forno como Frangos e Carnes Vermelhas. Boa opção para Churrascos e Cordeiro ao Forno. Também se apresenta muito bem para Peixes mais gordos e pratos de Bacalhau no Forno.

 

 

 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
  • Uva: Touriga Nacional
  • Região: Dão
  • Região: Douro
  • Característica: Seco
  • Corpo: Encorpado
  • Corpo: Levemente encorpado
  • País: Portugal