Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

Kit #09 - Mío de M.O., Terra Aprica Primitivo e Contessa Carola

O MÍO DE M.O. VENDIMINIA SELECCIONADA  2017 é o representante da Espanha neste KIT sedutor do Velho Mundo.

O "terroir" inóspito de Toro, na região Noroeste da Espanha, oferece características únicas para a produção de vinhos de personalidade e elegância. São geralmente vinhos potentes e encorpados e há registros de sua vinicultura antes de Cristo.

Num passado recente, não mais que 30 anos, os produtores e enólogos da região começaram a construir uma reputação de excelentes vinhos produzidos em pequenas bodegas que, por diversos meios (novas técnicas de cultivo, melhor tratamento de seus vinhedos, etc) garantem atualmente a melhor qualidade das suas bebidas.

Para adequar os seus vinhos ao mercado atual, esses empreendimentos vinícolas tiveram que buscar conhecimentos modernos de produção, misturando tecnologia e tradição na elaboração de bebidas versáteis, mas com tipicidade preservada. Com esses investimentos, os vinhos de Toro evoluíram com o consumidor, atualizaram-se a uma nova realidade, sendo inclusive prestigiados por críticos da altura de Robert Parker, que vêem na região um futuro brilhante.

Sob o comando do enólogo português RUI MADEIRA, 100% TINTA DE TORO e com 15% de teor alcoólico.

Notas de prova: Cor rubi muito intensa e concentrada, aromas marcados de amora, morangos e groselha, com notas de café em harmonia com nuances de alguma especiaria, mas tudo num complexo aromático muito integrado. Na boca revela-se um vinho bastante frutado, com bom volume, taninos potentes mas muito macios, excelente acidez e um final muito prolongado. Excelente descoberta que convido você a provar.


Sugestões enogastronômicas: Por sua estrutura e corpo, ideal para acompanhar pratos de Carne Vermelha na Brasa Pratos de Caça, queijos meia-cura, Massas com molhos encorpados. Óbviamente muito adequado a alguns Ensopados da culinária espanhola, ricos em temperos.
 

 

A casta PRIMITIVO é capaz de produzir uma grande quantidade de estilos de vinho. Para além do "terroir" onde o vinho é produzido, a qualidade de um vinho à base de Primitivo vai depender muito do produtor e do enólogo.

Este TERRA APRICA PRIMITIVO é um vinho da Região da Puglia, berço desta casta, e é um vinho jovem e de preço muito bom em função de ser a casta muito produtiva. Via de regra, os vinhos com a casta PRIMITIVO são muito apreciados no Brasil. Produz normalmente vinhos mais alcoólicos e neste caso temos um vinho com 14% de teor.

No visual, apresenta-se um vinho de cor rubi, muito intenso na coloração e denso no aspecto. Oferece aromas muito compotados, de frutos vermelhos diversos. Começa a mostrar alguma notas de especiaria, que tendem a ser mais marcantes com a evolução do vinho. Na boca mostra-se um vinho muito fácil de beber, como em geral são os vinhos desta casta. Taninos bastante sedosos, dando a impressão de um vinho adocicado, acidez moderada e um final de boca não muito longo mas volumoso e de palato muito gostoso. 

Em termos de harmonização, este vinho mostra-se muito adequado à culinária brasileira e à culinária de origem italiana que se foi incorporando ao hábito do brasileiro, como Massas em seus mais diversos estilos e Pizzas, de qualquer sabor. Bom acompanhante para a maioria dos Queijos, evitando o Queijos Azuis mais salgados e de pasta mais mole.

 

 

CONTESSA CAROLA PRIMITIVO DI MANDURIA 2018 é um vinho da Região da Puglia, berço da casta PRIMITIVO e que tem na denominação MANDURIA sua expressão máxima.

Os vinhos são em geral mais alcoólicos e são muito apreciados pela suavidade de seus taninos. São vinhos tão sedosos que remetem a alguma sensação de doçura.

As uvas foram colhidas e selecionadas à mão e a vinificação seguiu os métodos tradicionais em tanques de inox a temperaturas controladas, com maceração longa e remontagens frequentes para aumentar a concentração de cor e aromas e suavizar os taninos. Passou por um periodo entre 4 e 6 meses em barricas usadas de carvalho francês.

Este vinho apresenta uma cor muito intensa e concentrada, um vermelho escuro brilhante e atrativo. No nariz, seus primeiros aromas são sedutores, com uma mescla de frutas vermelhas, num adocicado que lembra compota, algo mentolado. Sugere ainda alguns aromas secundários, derivados do estágio moderado em barrica. Aqui está presenta um toque de café ou chocolate e baunilha. Na boca, repetem-se algumas das mesmas sensações do olfato. A fruta madura explode num vinho carnudo, volumoso, com muita untuosidade e que dá gosto deixar algum tempo na boca. Taninos muito sedosos, muito boa acidez, algumas notas de especiaria. Um final longo e persistente.

É um vinho muito amplo em opções gastronômicas. Por sua origem, começo sugerindo Massas com Molhos Encorpados e Pizzas de recheios mais elaborados, como Presunto e Calabresa. Ótima companhia para Assados de Forno, como Cabrito ou Cordeiro. Carnes com molhos bem apurados e levemente picante vão contrastar bem com a sedosidade dos taninos.

 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Uva: Primitivo
  • Uva: Tinta de Toro
  • Região: Puglia
  • Região: Toro
  • Característica: Seco
  • Corpo: Encorpado
  • Corpo: Levemente encorpado
  • País: Itália
  • País: Espanha