Miguel Torres Cordillera Carmenere 2020
O Cordillera Carmenère tem sua origem no reconhecido terroir de Peumo, no Vale de Cachapoal.
O Vale de Cachapoal é caracterizado por um clima sub-húmido Mediterrâneo, ou seja, dias muito quentes e noite frias influenciadas pelo rio Cachapoal, que permitem um periodo prolongado de maturação, ideal para esta casta.
O vinhedo está localizado num pé de monte, acima de solos de origem aluvial, granítica de textura franca argilosa e relativamente pedregosos, com muito boa drenagem e pouco férteis, ideal para controlar a força e obter produções muito limitadas de um excelente Carmenère.
Castas: 100% Carmenere
Vinificação: tempo de maceração em torno de 14 dias para extração perfeita de cor e tanino.
Teor alcoólico: 13,5%
Estágio: 12 meses em barricas de carvalho francês, divididos em barricas novas ( 10% ) e de segundo uso ( 90% )
Notas de Prova: de cor rubi intensa e brilhante. No nariz expressa fortemente o caráter da casta Carmenère, que remete a frutos silvestres e eucalipto. Boas notas de torrefação e especiaria, como cravo e pimenta preta. Na boca muito redondo, com taninos macios mas muito presentes, com a fruta bem marcada e um final longo e bem persistente, a sugerir um vinho de qualidade superior.
Harmonização: a casta Carmenère permite um leque muito amplo de sugestões gastronômicas. Este vinho aceita muito bem Carnes Grelhadas na Brasa e Assados no Forno, mas parece vocacionado para pratos da culinária italiana, como as Massas com Molhos ricos em temperos e tomate e a maioria das Pizzas.
- Uva: Carmenère
- Característica: Seco
- Região: Valle de Cachapoal
- Corpo: Levemente encorpado
- País: Chile