Porta 6 Branco 2021
A Indicação Regional Lisboa é hoje uma das mais importantes regiões vinicolas portuguesas, em termos de área plantada de vinha e volume de vinho produzido. É cada vez maior o numero de rótulos desta região a se destacar em avaliações da crítica especializada e nos concursos internacionais. É uma região geográficamente privilegiada, formada por colinas suaves e clima temperado, de forte influência atlântica, com Verão relativamente ameno.
Esta região apresenta ainda a vantagem de permitir a adaptação fácil de grande parte de castas internacionais, como por exemplo CABERNET SAUVIGNON, SYRAH, CHARDONNAY e SAUVIGNON BLANC. É também uma região que origina vinhos de extraordinária relação entre custo e beneficio, graças a técnicas de cultivo, colheita e vinificação, aliadas ao rendimento e produtividade que algumas castas permitem.
Neste vinho, a casta CASTELÃO, que é uma das mais plantadas no Sul de Portugal, que origina vinhos estruturados e frutados, ricos em taninos e de acidez intensa, o que favorece a longevidade dos vinhos, vai juntar-se à TOURIGA NACIONAL, seguramente a casta mais elogiada do País e que produz vinhos de cor intensa e bastante concentrada e cujos aromas primários florais e frutados são sua marca registrada. Completa o lote a não menos prestigiada ARAGONEZ, que é a casta ibérica por excelência. Famosa em Espanha, onde se chama TEMPRANILLO e no Norte de Portugal, sob o nome de TINTA RORIZ, oferece vinhos muito elegantes e ricos em fruta e aromas de especiarias.
Região: Lisboa
Teor Alcoólico: 13,5%
Castas: 25% ARINTO, 25% VIOSINHO, 25% CHARDONNAY e 25% VIOGNIER
Notas de prova: De cor amarelo-esverdeado, cristalino e brilhante. Aromas muito agradáveis e frutas cítricas e alguma fruta tropical, especialmente maracujá. Na boca um frescor muito firme e duradouro, novamente marcado pela fruta e com alguma mineralidade. Bom final a manter a frescura tão importante nos vinhos brancos.
Sugestões enogastronômicas: Muito versátil, ótima escolha para Comida Asiática em geral, Frutos do Mar e Peixes Grelhados ou Fritos. Acompanha muito bem Carne de Porco, cozida ou na Brasa ou Forno. Risotos e Pizzas e uma Tábua de Queijos Azuis ou pastosos. Trivialmente é quase incomparável.
- Uva: Viosinho
- Uva: Arinto
- Uva: Viognier
- Uva: Chardonnay
- Característica: Seco
- Corpo: Leve
- Região: Lisboa
- País: Portugal