
Quinta do Gradil 1492 Alvarinho 2019
A História da Quinta do Gradil reflete-se nos seus vinhos e nos seus rótulos. No Séc. XVI, ao redor da Quinta do Gradil, região de caça do Rei de Portugal, abundava uma vasta fauna e flora. Encontravam-se fácilmente cervos, perdizes, lebres, coelhos, raposas e veados, daí a ilustração dos novos rótulos da Quinta do Gradil, que expressa a pureza de cada casta e é um tributo à biodiversidade que envolve as vinhas e reafirma o compromisso da empresa com o respeito ao meio-ambiente.
A Indicação Regional Lisboa, onde está a Quinta do Gradil, é hoje uma das mais importantes regiões vinicolas portuguesas, em termos de área plantada de vinha e volume de vinho produzido. É cada vez maior o numero de rótulos desta região a se destacar em avaliações da crítica especializada e nos concursos internacionais. É uma região geográficamente privilegiada, formada por colinas suaves e clima temperado, de forte influência atlântica, com Verão relativamente ameno.
A casta ALVARINHO é uma das variedades portuguesas mais admiráveis, originária da região Noroeste do país, onde se situa a Região dos Vinhos Verdes, tendo na sub-região de Monção e Melgaço seu berço. Dá corpo a vinhos brancos únicos e fácilmente indentificáveis, de personalidade e temperamento forte. Proporciona vinhos com elevado potencial alcoólico, perfumados e delicados, com notas aromáticas de pêssego, maracujá, limão siciliano, lichia, casca de laranja, jasmim, flor de laranjeira e erva-cidreira. Tem grande potencial de envelhecimento, dada a sua extraordinária acidez, podendo manter suas características intocáveis por mais de 10 anos.
Região: Lisboa
Classificação: Colheita
Tipo: Branco
Enologia: Tiago Correia
Teor Alcoólico: 13,5%
Castas: 100% ALVARINHO
Notas de prova: De cor citrina, amarelo claro com nuances esverdeadas, é um Alvarinho de perfil Atlântico. No nariz notas marcantes de fruta citrica, especialmente tangerina e laranja, levemente floral. Na boca um vinho cheio, volumoso, muito fresco e de acidez vibrante. Muito delicado, exibe sabores citricos e alguma fruta tropical. Final de boca muito bom e prolongado.
Sugestões enogastronômicas: Transita muito bem em boa parte dos pratos mais leves, podendo ser perfeito para Frutos do Mar, Paellas e diversos pratos de Bacalhau, especialmente os elaborados com molho branco. Também aceita muito bem a companhia de Aves, como Frango no Forno ou na Brasa e Carne de Porco no vapor ou na Brasa. Perfeito para alguns Queijos de pasta mole, como Brie e Camembert ou Queijos Azuis e com mofo, como o Gorgonzola, Roquefort e Stilton.
- Uva: Alvarinho
- Região: Lisboa
- Característica: Seco
- Corpo: Leve
- País: Portugal