Quinta do Gradil 1492 Rosé 2019
A História da Quinta do Gradil reflete-se nos seus vinhos e nos seus rótulos. No Séc. XVI, ao redor da Quinta do Gradil, região de caça do Rei de Portugal, abundava uma vasta fauna e flora. Encontravam-se fácilmente cervos, perdizes, lebres, coelhos, raposas e veados, daí a ilustração dos novos rótulos da Quinta do Gradil, que expressa a pureza de cada casta e é um tributo à biodiversidade que envolve as vinhas e reafirma o compromisso da empresa com o respeito ao meio-ambiente.
A Indicação Regional Lisboa, onde está a Quinta do Gradil, é hoje uma das mais importantes regiões vinicolas portuguesas, em termos de área plantada de vinha e volume de vinho produzido. É cada vez maior o numero de rótulos desta região a se destacar em avaliações da crítica especializada e nos concursos internacionais. É uma região geográficamente privilegiada, formada por colinas suaves e clima temperado, de forte influência atlântica, com Verão relativamente ameno.
Região: Lisboa
Classificação: Colheita
Tipo: Branco
Enologia: Tiago Correia
Teor Alcoólico: 13%
Castas: TOURIGA NACIONAL e SYRAH
Notas de prova: De tonalidade cereja, apresenta aromas distintos de frutos vermelhos maduros. Na boca mostra-se um vinho cheio de fruta, com uma acidez delicada e que se integra muito bem com a estrutura do vinho, untuoso e com boa permanência ao final.
Sugestões enogastronômicas: ótima companhia para pratos de Bacalhau e Peixes em Geral, Frutos do Mar e Carnes Brancas, Queijos e Embutidos. Minha preferência é com o tradicional Arroz de Polvo e daí a sugestão para Risotos com Frutos do Mar.
- Uva: Touriga Nacional
- Uva: Syrah
- Região: Lisboa
- Característica: Seco
- Corpo: Leve
- País: Portugal