Evidência Tinto 2019
O Dão é para muitos a região vinícola portuguesa mais apaixonante, produzindo os vinhos de maior longevidade, graças à sua acidez natural. Isso se deve ao fato do Dão ser rico em solos graníticos o que confere aos seus vinhos uma frescura pouco percebida em outras regiões. Os Tintos são também vinhos de muito potencial de envelhecimento, impressionando mesmo em vinhos de menor custo. São, em geral, vinhos de muita elegância, suavidade, frescura e personalidade.
Região: Dão
Classificação: DOC
Tipo: Branco
Enologia: Antonio Ventura
Teor Alcoólico: 13%
Castas: Alfrocheiro, Tinta Roriz e Touriga Nacional
Vinificação: As uvas foram fermentadas em inox a temperatura controlada. O vinho estagiou por um periodo de 6 meses em barricas de carvalho francês de segundo e terceiro uso, deixando muito leve a marca da madeira.
Notas de prova: De cor rubi bem intenso, com notas aromáticas de bagas do bosque e frutos vermelhos, com boca suave e taninos maduros. Uma presença de boca muito agradável, mostrando grande aptidão gastronômica e revelando um final de boca persistente e agradável.
Sugestões enogastronômicas: Apresenta um leque muito abrangente de harmonização dentro da culinária a que estamos acostumados no Brasil. Tanto pode ser um excelente companheiro para pratos do dia-a-dia, como o clássico Bife com Arroz e Feijão, até Assados de Forno como Frangos e Carnes Vermelhas. Boa opção para Churrascos e Cordeiro ao Forno. Também se apresenta muito bem para Peixes mais gordos e pratos de Bacalhau no Forno.
- Uva: Touriga Nacional
- Uva: Alfrocheiro
- Uva: Tinta Roriz
- Região: Dão
- Característica: Seco
- Corpo: Levemente encorpado
- País: Portugal