Fabre Montmayou Barrel Selection Cabernet Sauvignon 2018
A Fabre Montmayou pertence ao casal francês Diane e Hervé Joyaux Fabre e é reconhecida pela elegância de seus vinhos. Nascido em Bordeaux, ele foi para Mendoza em 1992 e adquiriu vinhedos antigos de 1908, em Vistalba, Luján de Cuyo, a 1.150 metros de altitude, onde construiu a vinícola. O ícone Grand Vin, um corte clássico com variedades bordalesas em que predomina a Malbec, é considerado um dos melhores tintos da Argentina. O Cabernet Franc é premiadíssimo. Hervé Joyaux Fabre foi eleito "Red Winemaker of the Year" no International Wine Challenge 2018. Desde fevereiro de 2018, a enóloga francesa Céline Michelet trabalha com a família. Formada em Bordeaux, trabalhou em Bordeaux, na Borgonha, em Cahors, no Chile e na Argentina, onde vive há três anos. A Fabre produz vinhos também na Patagônia.
Hervé Joyaux Fabre pertence a uma família que tem uma longa trajetória no ramo vitivinícola em Bordeaux. Foi para Mendoza em 1992 e se encantou com o Malbec argentino e com os vinhos do Novo Mundo. Adquiriu vinhedos antigos (1908) dessa variedade e de outras castas francesas, e construiu uma vinícola em Vistalba, Luján de Cuyo, a 1.150 m de altitude, junto aos primeiros 15 ha de Malbec adquiridos. A Bodegas Fabre foi a primeira vinícola butique construída na Argentina. Para a elaboração dos vinhos, foram adquiridos vinhedos nas melhores zonas de Mendoza.
Após se consagrar em Mendoza, Hervé Fabre reconheceu as excelentes condições para produzir vinhos de grande classe na Patagônia. Adquiriu uma vinícola e vários vinhedos no vale do Rio Negro e começou a elaborar com enorme sucesso vinhos de personalidade própria, diferentes do estilo produzido em Mendoza. São cultivadas variedades tintas, com grande destaque para a MERLOT, adotando-se métodos de agricultura sustentável.
Região: RIO NEGRO - PATAGÔNIA
Castas: 100% CABERNET SAUVIGNON
Teor Alcoólico: 14,5%
Estágio: 60% do vinho estagia por 12 meses em barricas de carvalho francês
Temperatura de Serviço: Entre 14° e 15°
Notas de Prova: Cor rubi intensa e brilhante. Rico e convidativo no nariz, com aromas de frutas vermelhas escuras, menta e um caráter de madeira bem integrada. No paladar, é complexo, elegante e com taninos maduros. Excelente persistência a mostrar um vinho de grande estrutura e capacidade de guarda.
Sugestões Gastronômicas: Por ser um vinho encorpado e com taninos potentes, embora muito macios, pede Carnes Vermelhas na Brasa ou Assados ao Forno, como Cabrito ou Cordeiro. Também recebe muito bem Massas com Molhos ricos em sabor, como uma Lasanha à Bolonhesa, por exemplo.
- Uva: Cabernet Sauvignon
- Região: Patagônia
- Característica: Seco
- Corpo: Encorpado
- País: Argentina