
Fabre Montmayou Reserva Cabernet Franc 2020
A Fabre Montmayou pertence ao casal francês Diane e Hervé Joyaux Fabre e é reconhecida pela elegância de seus vinhos. Nascido em Bordeaux, ele foi para Mendoza em 1992 e adquiriu vinhedos antigos de 1908, em Vistalba, Luján de Cuyo, a 1.150 metros de altitude, onde construiu a vinícola. O ícone Grand Vin, um corte clássico com variedades bordalesas em que predomina a Malbec, é considerado um dos melhores tintos da Argentina. O Cabernet Franc é premiadíssimo. Hervé Joyaux Fabre foi eleito "Red Winemaker of the Year" no International Wine Challenge 2018. Desde fevereiro de 2018, a enóloga francesa Céline Michelet trabalha com a família. Formada em Bordeaux, trabalhou em Bordeaux, na Borgonha, em Cahors, no Chile e na Argentina, onde vive há três anos. A Fabre produz vinhos também na Patagônia.
Hervé Joyaux Fabre pertence a uma família que tem uma longa trajetória no ramo vitivinícola em Bordeaux. Foi para Mendoza em 1992 e se encantou com o Malbec argentino e com os vinhos do Novo Mundo. Adquiriu vinhedos antigos (1908) dessa variedade e de outras castas francesas, e construiu uma vinícola em Vistalba, Luján de Cuyo, a 1.150 m de altitude, junto aos primeiros 15 ha de Malbec adquiridos. A Bodegas Fabre foi a primeira vinícola butique construída na Argentina. Para a elaboração dos vinhos, foram adquiridos vinhedos nas melhores zonas de Mendoza.
A colheita é manual em pequenas caixas de 20 kg para não danificar as uvas. A seleção das uvas também é manual e minuciosa. A fermentação é feita com leveduras naturais, com um criterioso controle de temperatura. A vinificação é conduzida de forma tradicional, com as mesmas técnicas aplicadas nos mais renomados Châteaux da França. Para os vinhos tintos, é usada uma prensa hidráulica, enquanto para os brancos, uma prensa pneumática de última geração. As barricas usadas no envelhecimento dos vinhos são de carvalho francês
Região: Luján de Cuyo - Mendoza
Castas: 100% CABERNET FRANC
Teor Alcoólico: 14,5%
Estágio: 12 meses em barricas de carvalho francês
Temperatura de Serviço: Entre 14° e 15°
Notas de Prova: Cor profunda e muito concentrada, rubi com toques violáceos. No nariz, aromas muito maduros de frutas vermelhas com notas discretas de menta. Na boca exibe taninos muito aveludados, ótima acidez e um equilibrio notável. Frutado e especiarias bem discretas mas presentes, com um chocolates amargo no final. Permanece de forma intensa na boca e de forma bem prolongada.
Sugestões Gastronômicas: Gosto de acompanhar com Assados de Cordeiro ou Cabrito, como uma Paleta bem temperada. Carnes Vermelhas de uma forma geral, especialmente cortes com maior teor de gordura. Queijos Curados e Massas com Molhos de Carne.
Premiações e Destaques:
95 pontos - Decanter World Wine Awards 2020 (ouro)
93 pontos - Tim Atkins
Os vinhos CABERNET FRANC da Argentina são reconhecidamente muito bons e estão sempre lembrados entre os melhores do Mundo.
- Uva: Cabernet Franc
- Região: Mendoza
- Característica: Seco
- Corpo: Levemente encorpado
- País: Argentina