Herdade Paço do Conde Tinto 2017
Há mais de três séculos a Herdade Paço do Conde pertence à família Castelo Branco, que tem uma longa tradição na área agrícola. Em 1995, a família decidiu entrar para o ramo da viticultura, plantando as primeiras vinhas. Hoje, são 250 ha de vinhedos próprios, onde são cultivadas uvas brancas e tintas, entre variedades autóctones e internacionais. A moderna adega foi construída em 2002 e está integrada à arquitetura secular do Monte Paço do Conde, sede da empresa. O grupo conta com o renomado enólogo Rui Reguinga para produzir os vinhos Vilares e Herdade das Albernoas, prontos para beber desde jovens, e Herdade Paço do Conde, mais complexo.
A plantação das vinhas iniciou-se em 1995, resultado da criteriosa seleção de solos, exposição solar e castas. Foram selecionadas as uvas tintas: Aragonês, Trincadeira, Castelão, Touriga Nacional, Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet e as brancas: Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Viognier. Toda a área é regada com sistema gota a gota, que permite um equilíbrio perfeito na maturação das uvas face a verões longos, muito secos e quentes. A condução das vinhas é efetuada em modo de produção integrada. A vindima é feita à noite para que as uvas sejam colhidas nas melhores condições, a temperaturas consideravelmente mais baixas que durante o dia, onde chegam a atingir de 35 a 40º C. A vindima quase exclusivamente mecânica permite colher rapidamente as uvas no ponto ótimo indicado pelas análises de controle de maturação.
A moderna adega, construída em 2002, combina a tradição com avançada tecnologia. As cubas de fermentação de pequena capacidade permitem a vinificação separada de várias castas por talhão de vinha.
Região: ALENTEJO
Castas: 40% ARAGONEZ, 40% TRINCADEIRA, 10% ALICANTE BOUSCHET e 10% TOURIGA NACIONAL
Estágio: Em barricas de carvalho francês e americano por 3 meses
Enólogo: RUI REGUINGA
Teor Alcoólico: 14,4%
Notas de Prova: Apresenta uma cor rubi, intenso e brilhante, com aromas marcantes já de inicio a frutos vermelhos bem maduros, algum floral silvestre e notas discretas de pimenta preta e cravo. Na boca, um vinho bastante equilibrado, frutado e de taninos bem macios e sedosos. Acidez moderada e um final prolongado e agradável. Boa capacidade de evolução na taça.
Sugestões Gastronômicas: Levemente encorpado aceita bem Carnes Vermelhas na Brasa ou Assados ao Forno. Carneiro ou Cabrito são excelentes escolhas, bem como Massas com molhos de carne e apurados, Pizzas mais fortes e Queijos de massa dura e curados.
- Uva: Trincadeira
- Uva: Aragonez
- Uva: Touriga Nacional
- Uva: Alicante Bouschet
- Região: Alentejo
- Característica: Seco
- Corpo: Levemente encorpado
- País: Portugal