
Quinta do Gradil 1492 Alicante Bouschet 2018
A História da Quinta do Gradil reflete-se nos seus vinhos e nos seus rótulos. No Séc. XVI, ao redor da Quinta do Gradil, região de caça do Rei de Portugal, abundava uma vasta fauna e flora. Encontravam-se fácilmente cervos, perdizes, lebres, coelhos, raposas e veados, daí a ilustração dos novos rótulos da Quinta do Gradil, que expressa a pureza de cada casta e é um tributo à biodiversidade que envolve as vinhas e reafirma o compromisso da empresa com o respeito ao meio-ambiente.
A Indicação Regional Lisboa, onde está a Quinta do Gradil, é hoje uma das mais importantes regiões vinicolas portuguesas, em termos de área plantada de vinha e volume de vinho produzido. É cada vez maior o numero de rótulos desta região a se destacar em avaliações da crítica especializada e nos concursos internacionais. É uma região geográficamente privilegiada, formada por colinas suaves e clima temperado, de forte influência atlântica, com Verão relativamente ameno.
A casta ALICANTE BOUSCHET nasceu entre o casamento das castas Petit Bouschet e Grenache no Languedoc. Tornou-se práticamente uma casta portuguesa originando vinhos muito intensos de cor, com taninos poderosos e grande estrutura. Faz maravilhas quando loteada com outras castas, acrescentando aos vinhos volume, estrutura e corpo, concentração e enorme capacidade de envelhecimento
Região: Lisboa
Classificação: Reserva
Tipo: Tinto
Enologia: Tiago Correia
Teor Alcoólico: 14%
Castas: 100% Alicante Bouschet
Terminada a vinificação, o vinho vai estagiar por 12 meses em barricas de carvalho francês e posteriormente mais 12 meses em garrafa, a temperaturas controladas
Notas de prova: De cor bastante carregada, típica desta casta tintureira, já que sua polpa também é tinta, Na prova revela aromas florais e notas acentuadas de frutos silvestres e alguma especiaria. Na boca, impressiona pelo seu caráter taninoso, porém muito sedoso e frutado, contrastando com um frescura que impressiona, graças à sua proximidade com o Atlântico, o que lhe confere extraordinária acidez que vai favorecer sua grande capacidade de evolução em garrafa, podendo ser guardado por mais de 15 anos. Evolui consideravelmente em taça e exibe um final de boca bastante prolongado e muito agradável. Sem dúvida, um vinho fora dos padrões comuns.
Sugestões enogastronômicas: Graças à sua delicadeza e estrutura, harmoniza perfeitamente com a maioria dos pratos da culinária portuguesa e também brasileira. Os Assados ao Forno e os Churrascos na Brasa são os mais indicados, embora se mostre perfeito com Ensopados de molhos apurados e cozedura longa, como Rabada e Ossobuco.
- Uva: Alicante Bouschet
- Região: Lisboa
- Característica: Seco
- Corpo: Encorpado
- País: Portugal