Quinta do Noval Petit Verdot Tinto
A QUINTA DO NOVAL é um nome histórico com um estatuto icónico no mundo do vinho. No entanto, é acima de tudo uma vinha. Localizada em local privilegiado no coração do Douro produz excepcionais vinhos desde o séc. XVIII, tendo conquistado o mundo especialmente pelos seus Vinhos do Porto.
Modernizada nos anos 90, a QUINTA DO NOVAL teve boa parte dos seus vinhedos replantados, adaptando os métodos de poda às necessidades de cada parcela. Suas uvas são consideradas de excepcional qualidade que, por um lado, garantem excelência a seus Vinhos do Porto e, por outro lado, tornaram os vinhos do Douro uma referência.
Este varietal 100% PETIT VERDOT é um destaque não apenas no portfólio da Vinícola, mas especialmente no Douro onde a casta PETIT VERDOT é pouco utilizada e pelos critérios adotados não pode ser plantada e rotulada como DOC. É uma casta de excelente qualidade e que encontrou em Portugal um "terroir" extraordinário para a produção de grandes vinhos, como este. A PETIT VERDOT é uma variedade superior com uma forte personalidade individual e um enorme potencial de qualidade. É mais conhecido pela sua presença em pequenas proporções nos lotes dos grandes vinhos do Médoc. Precisa de sol e calor para amadurecer por completo, e adaptou-se extremamente bem ao Douro, produzindo um vinho de casta única de caráter e individualidade exuberantes.
Região: DOURO
Castas: 100% PETIT VERDOT
Teor Alcoólico: 15%
Estágio: O vinho é envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês, sendo que 30% do vinho é estagiado em barricas novas.
Temperatura de Serviço: Entre 14° e 15°
Notas de Prova: Este vinho apresenta uma cor muito intensa que transmite desde logo sua exuberância. É muito expressivo, com aromas de frutos silvestres e algo de morango e muito bem integrados ao conjunto. A madeira está também muito integrada, discreta e delicada, suportada pela estrutura tânica tipica desta casta. Os taninos são muito aveludados mas bem presentes, a garantir uma excelente permanência. Será melhor apreciado se decantado por pelo menos 40 minutos. Um vinho de grande potencial de envelhecimento.
Sugestões Gastronômicas: versátil e harmonioso, combina principalmente com Carnes Vermelhas na Brasa ou Assados ao Forno, como Cabrito ou Cordeiro. Massas com molhos mais estruturados são um excelente combinação. As carnes de panela, geralmente com molhos muito apurados e fortes são igualmente recomendadas.
- Uva: Petit Verdot
- Corpo: Encorpado
- Região: Douro
- Característica: Seco
- País: Portugal