
Recantos de Lisboa Reserva Tinto 2019
A Indicação Regional Lisboa é hoje uma das mais importantes regiões vinicolas portuguesas, em termos de área plantada de vinha e volume de vinho produzido. É cada vez maior o numero de rótulos desta região a se destacar em avaliações da crítica especializada e nos concursos internacionais. É uma região geográficamente privilegiada, formada por colinas suaves e clima temperado, de forte influência atlântica, com Verão relativamente ameno.
Esta região apresenta ainda a vantagem de permitir a adaptação fácil de grande parte de castas internacionais, como por exemplo CABERNET SAUVIGNON, SYRAH, CHARDONNAY e SAUVIGNON BLANC. É também uma região que origina vinhos de extraordinária relação entre custo e beneficio, graças a técnicas de cultivo, colheita e vinificação, aliadas ao rendimento e produtividade que algumas castas permitem.
Neste vinho, a casta CASTELÃO, que é uma das mais plantadas no Sul de Portugal, que origina vinhos estruturados e frutados, ricos em taninos e de acidez intensa, o que favorece a longevidade dos vinhos, vai juntar-se à TOURIGA NACIONAL, seguramente a casta mais elogiada do País e que produz vinhos de cor intensa e bastante concentrada e cujos aromas primários florais e frutados são sua marca registrada. Completa o lote a não menos prestigiada ARAGONEZ, que é a casta ibérica por excelência. Famosa em Espanha, onde se chama TEMPRANILLO e no Norte de Portugal, sob o nome de TINTA RORIZ, oferece vinhos muito elegantes e ricos em fruta e aromas de especiarias.
Região: Lisboa
Classificação: Reserva
Tipo: Tinto
Enologia: Alexandra Mendes
Teor Alcoólico: 13,5%
Castas: ARAGONEZ, CASTELÃO e TOURIGA NACIONAL
Terminada a vinificação, o vinho vai estagiar por 9 meses em barricas de carvalho francês.
Notas de prova: De cor granada intensa bastante concentrada. Na prova revela aromas intensos de fruta vermelha madura, algo como morangos e framboesa e alguma especiaria. Na boca, impressiona pelos taninos poderosos mas bastante aveludados, frescura agradável para um tinto e um final de boca bastante prolongado e sedoso. Apesar de ser um vinho de alguma simplicidade, apresenta bom potencial de envelhecimento, estimado em mais de 8 a 10 anos.
Sugestões enogastronômicas: Boa estrutura e encorpado, vai ser um parceiro ideal para Carnes Vermelhas Assadas ou na Brasa, Massas com Molhos apurados e temperados, Carnes de Panela.
- Uva: Touriga Nacional
- Uva: Castelão
- Uva: Aragonez
- Corpo: Encorpado
- Região: Lisboa
- Característica: Seco
- País: Portugal