KIT LOBO DE VASCONCELLOS ( 2 LV Lobo de Vasconcellos Tinto - 1 LV Lobo de Vasconcellos Branco)
A tradição da família Lobo de Vasconcellos remonta ao fim do século XVIII, no Tejo e no Alentejo. Manuel Lobo de Vasconcellos, um dos grandes enólogos portugueses que fez uma carreira de sucesso no Douro (ele é o enólogo da Quinta do Crasto), decidiu apostar em um projeto pessoal no Alentejo a partir dos vinhedos da família.
Atualmente, são duas herdades: Perescuma, na Vendinha, com 543 hectares, e Zambujal do Conde, em Évora, com 512 hectares. Nessas imensas propriedades, onde se pratica a agricultura e a pecuária, uma pequena parcela é dedicada aos vinhedos, que somam 46 hectares. Além da formação enológica em Portugal, Manuel Lobo fez incursões pela França (Bordeaux), Austrália e Estados Unidos. Eleito o “Enólogo Português do Ano de 2020” pela revista Grandes Escolhas, Manuel Lobo expressa os diferentes terroirs nos quatro rótulos que produz, buscando potencializar o frescor e a mineralidade que caracterizam seus vinhos.
LV Lobo de Vasconcelos Branco
Região: ALENTEJO
Castas: 50% ARINTO e 50% VERDELHO
Teor Alcoólico: 12,5%
Temperatura de Serviço: Entre 10° E 12°
Notas de Prova: No visual, um vinho de cor amarelo-esverdeado, cristalino e brilhante. No nariz aromas muito delicados e atraentes, em que se destacam notas de lima, flor de laranjeira e alguma mineralidade. Na boca, um vinho cativante e muito fácil de se gostar, de acidez viva e estrutura equilibrada. Final muito sedutor e fresco, seguramente para agradar muito a qualquer apreciador de vinhos brancos.
Sugestões Gastronômicas: com boa estrutura e uma acidez que favorece este vinho, qualquer prato mais leve é perfeito para a harmonização. Óbviamente, Frutos do Mar e Peixes são os grandes companheiros. Mas Bacalhau de Natas ou Cozido no Vapor com Legumes e até mesmo Massas com Molhos Brancos ou de Tomate são perfeitos. Risotos e Pizzas, Saladas mais elaboradas e Queijos diversos, desde os mais cremosos e os Azuis pastosos e salgados até os queijos curados de massa dura.
LV Lobo de Vasconcelos Tinto
Região: ALENTEJO
Castas: 40% TOURIGA NACIONAL, 30% SYRAH e 30% ALICANTE BOUSCHET
Teor Alcoólico: 13,5%
Temperatura de Serviço: Entre 16° E 17°
Estágio: Parte do vinho estagiou durante 6 meses em barricas de carvalho francês.
Elaboração: As uvas foram transportadas em caixas de 22 kg e passaram por a uma rigorosa triagem á entrada da adega. Após o desengace total e um ligeiro esmagamento, o mosto foi transferido para cubas aço inox com temperatura controlada, onde ocorreu a fermentação. Remontagens feitas de acordo com a evolução da fermentação e da casta.
Notas de Prova: No visual uma cor intensa, vermelho-rubi, brilhante. No nariz, ótima intensidade aromática, em que se destacam frescas notas de frutas vermelhas e elegantes notas de especiarias. Na boca, um vinho de excelente volume e estrutura sólida, composta por taninos de textura elegante, que termina harmonioso e com grande persistência. Um vinho para não esquecer.
Sugestões Gastronômicas: Perfeito para Grelhados de uma forma geral. Cordeiro é um dos grandes companheiros, assim como Carne de Caça, onde isso é possível. Bacalhau ao Forno e Peixes mais gordos, como Sardinha, Salmão e Atum são excelentes harmonizações. Massas com molhos mais encorpados e Carnes de Panela, como Ossobuco e Rabada..
- Uva: Touriga Nacional
- Uva: Syrah
- Uva: Alicante Bouschet
- Uva: Arinto
- Uva: Verdelho
- Região: Alentejo
- Característica: Seco
- Corpo: Levemente encorpado
- Corpo: Leve
- País: Portugal