LV Lobo de Vasconcellos Tinto Reserva 2018
A tradição da família Lobo de Vasconcellos remonta ao fim do século XVIII, no Tejo e no Alentejo. Manuel Lobo de Vasconcellos, um dos grandes enólogos portugueses que fez uma carreira de sucesso no Douro (ele é o enólogo da Quinta do Crasto), decidiu apostar em um projeto pessoal no Alentejo a partir dos vinhedos da família.
Atualmente, são duas herdades: Perescuma, na Vendinha, com 543 hectares, e Zambujal do Conde, em Évora, com 512 hectares. Nessas imensas propriedades, onde se pratica a agricultura e a pecuária, uma pequena parcela é dedicada aos vinhedos, que somam 46 hectares. Além da formação enológica em Portugal, Manuel Lobo fez incursões pela França (Bordeaux), Austrália e Estados Unidos. Eleito o “Enólogo Português do Ano de 2020” pela revista Grandes Escolhas, Manuel Lobo expressa os diferentes terroirs nos quatro rótulos que produz, buscando potencializar o frescor e a mineralidade que caracterizam seus vinhos.
Região: ALENTEJO
Castas: 40% SYRAH, 30% CABERNET SAUVIGNON, 20% TOURIGA NACIONAL e 10% ALICANTE BOUSCHET
Teor Alcoólico: 13,5%
Temperatura de Serviço: Entre 16° E 17°
Estágio: Estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês de 225 litros.
Elaboração: As uvas foram transportadas em caixas de 22 kg e passaram por a uma rigorosa triagem à entrada da adega. Após o desengace total e um ligeiro esmagamento, o mosto foi transferido para cubas aço inox com temperatura controlada, onde ocorreu a fermentação. Remontagens feitas de acordo com a evolução da fermentação e da casta.
Um corte absolutamente notável, com 4 castas de relevância, oriundas de vinhas com cerca de 20 anos. Embora seja um vinho de pouco tempo de mercado por se tratar de um projeto novo, este Reserva já se apresenta como um dos grandes vinhos portugueses, segundo as revistas especializadas "Revista de Vinhos" e "Grandes Escolhas."
Notas de Prova: No visual uma cor intensa, vermelho-rubi, bastante concentrada e com leves toques violáceos. No nariz, aromas bem difusos e complexos, com presença evidente de muita fruta madura e especiaria. Na boca, um vinho igualmente complexo mas já de partida sinalizando um vinho excepcional, taninos de textura elegante e muito acetinado, com a fruta e a especiaria permanecendo evidentes e que termina harmonioso e com grande persistência. Recomenda-se decantar por pelo menos 30 minutos, embora seja clara sua evolução em taça.
Sugestões Gastronômicas: Perfeito para Grelhados de uma forma geral. Cordeiro é um dos grandes companheiros, assim como Carne de Caça, onde isso é possível. Bacalhau ao Forno e Peixes mais gordos, como Sardinha, Salmão e Atum são excelentes harmonizações. Massas com molhos mais encorpados e Carnes de Panela, como Ossobuco e Rabada..
- Uva: Syrah
- Uva: Cabernet Sauvignon
- Uva: Alicante Bouschet
- Uva: Touriga Nacional
- Característica: Seco
- Corpo: Encorpado
- Região: Alentejo
- País: Portugal