KIT Península Ibérica e América do Sul
MILAMORE - Argentina
A BODEGA RENACER é um desses exemplos, situada em PERDRIEL, bem ao pé da Cordilheira dos Andes, e que tem fama de produzir MALBECS que estão entre os melhores da Argentina. O MILAMORE é o único vinho de várias castas que a vinícola produz.
Para comemorar a décima colheita do emblemático vinho Enamore e celebrar o amor da família pela Itália e as suas tradições, Bodega Renacer decidiu mudar o nome do vinho Enamore por Milamore, em homenagem às colheitas anteriores e mil colheitas por vir. É o mais premiado vinho da Bodega, a saber:
92 pontos Robert Parker
92 pontos James Suckling
91 pontos Wine Spectator
91 pontos Stephen Tanzer's
Região: MENDOZA
Sub-Região: PERDRIEL
Castas: Malbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Bonarda
Estágio: envelhece 12 meses em barricas novas de carvalho francês
Teor alcoólico: 14,5%
Cor: Cor vermelho rubi profundo.
Aroma: No nariz expressa grande complexidade de flores, mel, geleia de ameixa seca. As frutas vermelhas também estão muito envolvidas, daí a complexidade dos aromas muito ricos. Após alguns minutos aparecem notas de baunilha e especiarias doces fornecidas pelo carvalho francês.
Paladar: Boca cremosa e taninos firmes, resultantes de uvas colhidas na plenitude da maturação. Permanecem as frutas, aqui muito mais evidentes e também a especiaria. Percebo algum cacau ou chocolate. Final longo e persistente, como é atributo dos grandes vinhos. Mostra grande e rápida evolução em taça. Sugiro decantar por meia-hora, pelo menos. Um vinho de guarda notável.
Harmonização: por seu corpo e estrutura, complexidade de aromas e sabores, temos um vinho extremamente gastronômico, ideal para os Assados no Forno e os Grelhados na Brasa, especialmente as carnes com mais gordura entremeada, como o Bife de Ancho, por exemplo. Cortes de Cordeiro tambem são meus preferidos. Experimente com as Carnes de Panela tradicionais, como o Ossobuco e a Rabada acompanhados com Polenta com molho de tomate bem temperado.
CALADESSA RESERVA - Portugal
Região: ALENTEJO
Sub-Região: ÉVORA
Castas: Tinta Caiada, Alfrocheiro, Touriga Nacional e Touriga Franca
Estágio: 9 meses de estágio em barricas novas de carvalho francês
Vinificação: Colheita manual das uvas na madrugada, processo de maturação durante 10 dias. Fermentação em tanques de inox a temperaturas controladas.
Teor Alcoólico: 14,5%
Cor: Vermelho-rubi, com toques violeta, concentrada e intensa
Aromas: Principalmente frutas maduras, remetendo compota de morangos e framboesas. Leve floral e alguma especiaria.
Paladar: Bom volume de boca, taninos intensos muito sedosos, boa integração com a madeira a trazer algum sabor a baunilha, acidez equilibrada. Muito frutado mas elegante, excelente corpo e um final de boca longo, persistente e com excelente evolução em taça. Apresenta claros sinais de que melhora muito com decantação de pelo menos 30 minutos. Potencial de guarda superior a 10 ou 12 anos.
Harmonização: por ser Alentejo, vamos ao que é tradicional na culinária desta região: Paleta de Cordeiro no Forno, Arroz de Pato ou Peito e Coxas de Pato na Grelha. Muito apropriado para os nossos Churrascos, com inclinação para as carnes com mais gordura, como a Picanha, o Chorizo e o Ancho.
Titanes del Vino TENAZ - Chile
Projeto inspirado em pequenos viticultores que hoje são os guardiões dos vinhedos ancestrais. E dessa "tenacidade" vem o nome do vinho: TENAZ. O Enólogo José Miguel Castillo é tenaz, viticultor da cidade de Huaro, no Vale do Itata, seu caminho para se tornar um herói começou em uma tenra idade, vendo seu avô e depois seu pai produzindo vinhas da Cinsault com mais de cem anos.
Castas: 100% Cinsault
Região: Vale de Itata
Vinificação: Fermentação alcoólica com uso de leveduras nativas em tanques de aço inox e posteriormente em barricas de carvalho com muito uso. Maceração em torno de 14 dias
Estágio: por cerca de 12 meses em barricas usadas de carvalho francês.
Teor Alcoólico: baixo para um tinto, em torno de 12,5%
Visual: vinho de cor vermelha, intensa e brilhante.
Aromas: frutados e levemente herbáceos. Manifestam-se especialmente frutas vermelhas.
Paladar: leve rusticidade mas muito macio, com uma acidez que garante ótima frescura, muito sedoso em boca, com um final longo e persistente, bastante convidativo.
Harmonização: boa aptidão gastronômica. De corpo médio, transtita bem entre Carnes Vermelhas, Peixes Gordos e Aves. Degusta-se bem sem acompanhamento algum, mas melhora a experiência com Queijos e Embutidos e Frutas Secas.
O VIÑA ANE AUTOR DOC RIOJA TINTO
Região: RIOJA
Castas: 100%TEMPRANILLO
Estágio: O vinho passou 11 meses em barricas de carvalho francês (90%), americanas (5%) e húngaras (5%). A malolática ocorreu em barrica.
Elaboração: Seleção manual das uvas. Desengace suave. Fermentação durante 10 dias, com temperatura controlada a 27 °C, com revolvimentos e rebaixamento do chapéu. Maceração durante 5 dias.
Teor Alcoólico: 14%
Notas de Prova: Apresenta uma cor vermelho-rubi, intenso e bastante concentrada. No nariz, aromas iniciais de frutas vermelhas. Ao agitar a taça, surgem notas minerais e de cedro, combinadas com os aromas da madeira, com toques tostados e de chocolate. No paladar, é saboroso, tânico e suculento, com ótimo frescor. Apesar da força dos taninos percebida, são macios e acetinados. Tem excelente permanência em boca, com final prolongado, fazendo jus à categoria deste vinho.
Sugestões Gastronômicas: Encorpado e com boa acidez, aceita bem um amplo leque de harmonizações. Carnes Vermelhas na Brasa ou Assados ao Forno. Carneiro ou Cabrito são excelentes escolhas, bem como Massas com molhos de carne e mais elaborados, Pizzas em sua maioria e mais trivialmente com Sanduiches e Canapés, Queijos Curados e Embutidos.
- Uva: Malbec
- Uva: Cabernet Sauvignon
- Uva: Cabernet Franc
- Uva: Bonarda
- Uva: Tempranillo
- Uva: Cinsault
- Uva: Touriga Nacional
- Uva: Alfrocheiro
- Característica: Seco
- Corpo: Encorpado
- Corpo: Levemente encorpado
- País: Espanha
- País: Argentina
- País: Chile
- País: Portugal