KIT Rioja e Galicia - (Viña Ane DOC Rioja + Fraga do Corvo Mencia)
O VIÑA ANE AUTOR DOC RIOJA TINTO
Esta pequena vinícola familiar foi fundada em 2004, em San Vicente de la Sonsierra, na Rioja, pelo casal Eduardo Monge e Lorena Garbati. São produzidos quatro vinhos a partir dos 4,60 hectares de vinhedos que foram plantados pelos avós de ambos, ao redor do monte Toloño, na Sierra Cantabria. O Viña Ane Centenaria é elaborado com as nove variedades brancas permitidas pelo Conselho Regulador, provenientes de vinhas de 122 anos. Além deste branco, são produzidos três tintos com a uva Tempranillo. O nome da vinícola é uma homenagem à única filha do casal.
São feitas seleções das uvas no vinhedo e na vinícola. O foco de Eduardo Monge, produtor e enólogo, é que em seus vinhos predomine a fruta e o terroir e não a barrica. Sua filosofia é pesquisar e trabalhar nos vinhedos para que a generosidade da terra e de seu extraordinário microclima, somados aos seus esforços, melhorem ano após ano a qualidade de seus vinhos.
Região: RIOJA
Castas: 100%TEMPRANILLO
Estágio: O vinho passou 11 meses em barricas de carvalho francês (90%), americanas (5%) e húngaras (5%). A malolática ocorreu em barrica.
Elaboração: Seleção manual das uvas. Desengace suave. Fermentação durante 10 dias, com temperatura controlada a 27 °C, com revolvimentos e rebaixamento do chapéu. Maceração durante 5 dias.
Teor Alcoólico: 14%
Notas de Prova: Apresenta uma cor vermelho-rubi, intenso e bastante concentrada. No nariz, aromas iniciais de frutas vermelhas. Ao agitar a taça, surgem notas minerais e de cedro, combinadas com os aromas da madeira, com toques tostados e de chocolate. No paladar, é saboroso, tânico e suculento, com ótimo frescor. Apesar da força dos taninos percebida, são macios e acetinados. Tem excelente permanência em boca, com final prolongado, fazendo jus à categoria deste vinho.
Sugestões Gastronômicas: Encorpado e com boa acidez, aceita bem um amplo leque de harmonizações. Carnes Vermelhas na Brasa ou Assados ao Forno. Carneiro ou Cabrito são excelentes escolhas, bem como Massas com molhos de carne e mais elaborados, Pizzas em sua maioria e mais trivialmente com Sanduiches e Canapés, Queijos Curados e Embutidos.
O FRAGA DO CORVO D.O. MONTERREI MENCIA
A vinícola Fragas do Lecer encontra-se na denominação Monterrei, na Galícia, e pertence ao grupo vitivinícola Grandes Pagos Gallegos de Viticultura Tradicional. A filosofia desse grupo é recuperar vinhedos antigos e históricos e desenvolver projetos singulares nas regiões onde as variedades autóctones galegas encontram a melhor expressão, utilizando as melhores técnicas enológicas para produzir vinhos de prestígio reconhecido. São cultivadas a uva branca Godello e a tinta Mencía para a produção dos vinhos Fragas do Lecer e Fraga do Corvo, produzido com uvas de vinhedos mais antigos (entre 20 e 28 anos), selecionadas das melhores parcelas. O enólogo é José Manuel Martínez Juste, sócio do grupo Grandes Pagos Gallegos e da Quinta de Couselo.
Fundada em 2005 pela família Boo-Rivero, que tem mais de trinta anos de tradição na viticultura, a vinícola Fragas do Lecer foi adquirida pelo grupo Grandes Pagos Gallegos de Viticultura Tradicional em 2016. Desde o início do projeto, eles apostaram nas variedades autóctones, em especial nas uvas brancas Godello e Treixadura e na tinta Mencía.
São 24 hectares de vinhedos, divididos em 28 parcelas, com uma variedade de solos: graníticos, arenosos e de xistos (pizarra), o que contribui para a complexidade dos vinhos. Os vinhedos de Godello e Mencía têm vinhas com mais de 25 anos de idade. É adotada a agricultura sustentável.
Região: GALICIA - D.O. MONTERREI
Castas: 100% MENCIA
Estágio: É feita fermentação malolática e, posteriomente, a estabilização em tanques de inox (75% do vinho) e uma parte em barricas de carvalho francês durante 7 meses. O vinho permanece em garrafa durante 7 meses antes de ser comercializado.
Elaboração: Primeira seleção nos vinhedos, nas ladeiras históricas de Monterrei, com colheita manual em caixas de 15 kg. Transporte imediato à adega, onde as uvas são colocadas em uma câmara fria com temperatura controlada de 5 °C. Segunda seleção em mesa vibratória cacho por cacho. Desengace manual e maceração a frio durante duas semanas. A fermentação é feita em barricas de carvalho francês de 300 e 500 litros.
Teor Alcoólico: 14%
Notas de Prova: Apresenta uma cor rubi, intenso e brilhante, com aromas marcantes de frutos vermelhos bem maduros, algum floral silvestre e notas discretas de especiaria. Na boca, um vinho bastante equilibrado, médio corpo, frutado e de taninos bem macios e sedosos graças à moderação da madeira. Acidez moderada e um final prolongado e agradável. Boa capacidade de evolução na taça e também apresenta boa capacidade de guarda.
Sugestões Gastronômicas: Levemente encorpado aceita bem Carnes Vermelhas na Brasa ou Assados ao Forno. Carneiro ou Cabrito são excelentes escolhas, bem como Massas com molhos de carne e mais elaborados, Pizzas em sua maioria e mais trivialmente com Sanduiches e Canapés, Queijos Curados e Embutidos.
- Uva: Mencía
- Uva: Tempranillo
- Região: Galicia
- Região: Rioja
- Característica: Seco
- Corpo: Encorpado
- Corpo: Levemente encorpado
- País: Espanha