KIT Folklore Uruguai Cerro Chapeu - Tintos e Brancos
A BODEGA CERRO CHAPEU é uma das mais importantes vinícolas do Uruguai e a principal exportadora. Seus vinhedos estão localizados em Rivera, distante de Montevidéu e quase na fronteira com o Brasil. É considerada a região mais adequada do país para a produção de vinhos.
A linha de vinhos FOLKLORE apresenta rótulos muito sugestivos criados pelo artista muralista Nicolás Sanchez, nacionalmente conhecido com "Alfalfa" em que cada rótulo é inspirado num animal nativo encontrado em Cerro Chapéu e com as roupas típicas da região. Visando chamar atenção também para o meio ambiente, a linha foi desenvolvida com garrafas mais leves, sem cápsulas e mantendo a inovação que caracteriza a marca.
FOLKLORE TANNAT / PETIT MANSENG
Castas: 80% Tannat e 20% Petit Manseng
Região: Rivera
Vinificação: os bagos de Tannat são misturados às cascas da Petit Manseng, préviamente prensadas e a fermentação utiliza apenas leveduras nativas e dá-se em tanques de inox, com remontagens diárias e durante cerca de 6 dias. Posteriormente, a fermentação continua em barricas usadas de carvalho francês por cerca de 6 meses.
Estágio: por 6 meses em barricas de 2º uso.
Teor Alcoólico: 13,5%
Premiações: 92 pontos para o Guia Descorchados, 91 Pontos para o crítico James Suckling.
Visual: vinho de cor rubi intensa e concentra, com toques violáceos nas bordas.
Aromas: grande riqueza aromática, predominio de frutas negras maduras, como amoras e mirtilos e leve toque de especiaria.
Paladar: de corpo médio, com taninos e acidez em perfeito equilibrio. Bom volume de boca e um final persistente e macio. Bom potencial de evolução em garrafa.
Harmonização: mais adequado às tradicionais Parriladas Uruguaias e Cordeiro no Forno, muito usado na culinária uruguaia. Pelo corpo médio, pode acompanhar bem Massas com Molhos mais encorpados e Ensopados como Rabada e Ossobuco.
FOLKLORE ARINARNOA
Castas: 100% Arinarnoa
Região: Rivera
Vinificação: os cachos inteiros de Arinarnoa são armazenados fechados em depósito por 10 dias, depois são prensados finalizando a fermentação alcoólica em tanque de aço novo inoxidável. Fermentado com leveduras nativas selecionadas, com intervenção mínima.
Estágio: sem passagem por madeira
Teor Alcoólico: 13,2%
Visual: vinho de cor vermelha intensa e brilhante, com reflexos púrpura.
Aromas: boa intensidade de aromas, marcados por frutas negras como cereja negra e mirtillos, levemente especiado, como pimenta verde.
Paladar: de corpo médio tendendo a encorpado, mas com taninos muito aveludados, bom equilibrio com uma acidez que propõe degustá-lo a temperaturas levemente mais baixas, em torno de 14 a 15°. Muito boa persistência e uma notável evolução na taça.
Harmonização: mais adequado às tradicionais Parriladas Uruguaias e Cordeiro no Forno, muito usado na culinária uruguaia. Muito bom para o nosso tradicional Churrasco, a Feijoada Brasileira e Ensopados como Rabada e Ossobuco.
FOLKLORE TREBBIANO / MALVASIA
Castas: 70% Trebbiano e 30% Malvasia
Região: Rivera
Vinificação: os cachos Trebbiano e Malvasia são desengaçados e prensados separadamente. Então realiza-se a fermentação alcoólica com leveduras autóctones (nativas) selecionadas e em tanques de aço inoxidável por 6 meses para uma clarificação natural. É engarrafado sem filtrar e com o mínimo de manuseio para preservar todo o seu frescor.
Estágio: por 6 meses em tanques de inox
Teor Alcoólico: 13%
Visual: vinho de cor amarelo-pálido com tons esverdeados.
Aromas: alguma complexidade aromática, misturando frutas cítricas e frutas brancas de caroço, como pêssego. Poderá trazer lembranças de melão e floral, especialmente flor de laranjeira.
Paladar: um vinho branco com algum corpo, talvez médio-menos, com uma acidez que permite sentir um frescor muito agradável, sabores evidentes das frutas sentidas no olfato e com um final longo acima do normal para um vinho branco.
Harmonização: muito ajustado para pratos à base de Frutos do Mar, Peixes Grelhados ou Cozidos no vapor, Aves e Carne de Porco, Massas com Molhos de Creme e Pizzas. Trivialmente ou acompanhando Queijos em geral e frutas secas.
FOLKLORE TREBBIANO / PETIT MANSENG
Castas: 90% Trebbiano e 10% cascas de Petit Manseng
Região: Rivera
Vinificação: os cachos de Trebbiano são desengaçados em tanques e mantidos em maceração com suas peles e peles de Petit Manseng por 90 dias. Fermentado com leveduras autóctones (nativas) selecionadas e armazenado por mais de 3 meses para a sua clarificação natural, sem filtrar. Depois é engarrafado com o mínimo de manipulação para preservar toda a sua frescura
Estágio: por 3 meses em tanques de inox
Teor Alcoólico: 13,4%
Visual: Cor alaranjada com traços dourados, brilhante, podendo apresentar sedimentos na garrafa, típico de vinhos não filtrados
Aromas: Notas sutis de damasco, frutas cítricas e casca de laranja unidas por uma sensação de corpo na boca e mineralidade fresca. Excelente acidez e um conjunto de aromas bastante prolongado em taça.
Paladar: Na boca, um vinho encorpado que persiste dando um final doce com um amargor sutil e uma acidez agradável.
Harmonização: muito apropriado para pratos à base de Frutos do Mar, Peixes Grelhados ou Cozidos no vapor, Aves Grelhadas e Carne de Porco no Forno ou Brasa, Massas com Molhos de Creme e Pizzas. Boa opção para alguns pratos de Carnes mais magras. Experimente com Steak Tartare ou Saladas mais elaboradas. Trivialmente ou acompanhando uma entrada com Queijos em geral, Embutidos, Azeitonas e Frutas Secas.
- Uva: Tannat
- Uva: Arinarnoa
- Uva: Petit Manseng
- Uva: Trebbiano
- Uva: Malvasia
- Região: Rivera
- Região: Rivera
- Característica: Seco
- Corpo: Levemente encorpado
- Corpo: Leve
- País: Uruguai