Folklore Tannat / Petit Manseng
A BODEGA CERRO CHAPEU é uma das mais importantes vinícolas do Uruguai e a principal exportadora. Seus vinhedos estão localizados em Rivera, distante de Montevidéu e quase na fronteira com o Brasil. É considerada a região mais adequada do país para a produção de vinhos.
A linha de vinhos FOLKLORE apresenta rótulos muito sugestivos criados pelo artista muralista Nicolás Sanchez, nacionalmente conhecido com "Alfalfa" em que cada rótulo é inspirado num animal nativo encontrado em Cerro Chapéu e com as roupas típicas da região. Visando chamar atenção também para o meio ambiente, a linha foi desenvolvida com garrafas mais leves, sem cápsulas e mantendo a inovação que caracteriza a marca.
Castas: 80% Tannat e 20% Petit Manseng
Região: Rivera
Vinificação: os bagos de Tannat são misturados às cascas da Petit Manseng, préviamente prensadas e a fermentação utiliza apenas leveduras nativas e dá-se em tanques de inox, com remontagens diárias e durante cerca de 6 dias. Posteriormente, a fermentação continua em barricas usadas de carvalho francês por cerca de 6 meses.
Estágio: por 6 meses em barricas de 2º uso.
Teor Alcoólico: 13,5%
Premiações: 92 pontos para o Guia Descorchados, 91 Pontos para o crítico James Suckling.
Visual: vinho de cor rubi intensa e concentra, com toques violáceos nas bordas.
Aromas: grande riqueza aromática, predominio de frutas negras maduras, como amoras e mirtilos e leve toque de especiaria.
Paladar: de corpo médio, com taninos e acidez em perfeito equilibrio. Bom volume de boca e um final persistente e macio. Bom potencial de evolução em garrafa.
Harmonização: mais adequado às tradicionais Parriladas Uruguaias e Cordeiro no Forno, muito usado na culinária uruguaia. Pelo corpo médio, pode acompanhar bem Massas com Molhos mais encorpados e Ensopados como Rabada e Ossobuco.
- Uva: Tannat
- Uva: Petit Manseng
- Região: Rivera
- Característica: Seco
- Corpo: Levemente encorpado
- País: Uruguai