Fraga do Corvo Mencia D.O. Monterrei 2018
A vinícola Fragas do Lecer encontra-se na denominação Monterrei, na Galícia, e pertence ao grupo vitivinícola Grandes Pagos Gallegos de Viticultura Tradicional. A filosofia desse grupo é recuperar vinhedos antigos e históricos e desenvolver projetos singulares nas regiões onde as variedades autóctones galegas encontram a melhor expressão, utilizando as melhores técnicas enológicas para produzir vinhos de prestígio reconhecido. São cultivadas a uva branca Godello e a tinta Mencía para a produção dos vinhos Fragas do Lecer e Fraga do Corvo, produzido com uvas de vinhedos mais antigos (entre 20 e 28 anos), selecionadas das melhores parcelas. O enólogo é José Manuel Martínez Juste, sócio do grupo Grandes Pagos Gallegos e da Quinta de Couselo.
Fundada em 2005 pela família Boo-Rivero, que tem mais de trinta anos de tradição na viticultura, a vinícola Fragas do Lecer foi adquirida pelo grupo Grandes Pagos Gallegos de Viticultura Tradicional em 2016. Desde o início do projeto, eles apostaram nas variedades autóctones, em especial nas uvas brancas Godello e Treixadura e na tinta Mencía.
São 24 hectares de vinhedos, divididos em 28 parcelas, com uma variedade de solos: graníticos, arenosos e de xistos (pizarra), o que contribui para a complexidade dos vinhos. Os vinhedos de Godello e Mencía têm vinhas com mais de 25 anos de idade. É adotada a agricultura sustentável.
Região: GALICIA - D.O. MONTERREI
Castas: 100% MENCIA
Estágio: É feita fermentação malolática e, posteriomente, a estabilização em tanques de inox (75% do vinho) e uma parte em barricas de carvalho francês durante 7 meses. O vinho permanece em garrafa durante 7 meses antes de ser comercializado.
Elaboração: Primeira seleção nos vinhedos, nas ladeiras históricas de Monterrei, com colheita manual em caixas de 15 kg. Transporte imediato à adega, onde as uvas são colocadas em uma câmara fria com temperatura controlada de 5 °C. Segunda seleção em mesa vibratória cacho por cacho. Desengace manual e maceração a frio durante duas semanas. A fermentação é feita em barricas de carvalho francês de 300 e 500 litros.
Teor Alcoólico: 14%
Notas de Prova: Apresenta uma cor rubi, intenso e brilhante, com aromas marcantes de frutos vermelhos bem maduros, algum floral silvestre e notas discretas de especiaria. Na boca, um vinho bastante equilibrado, médio corpo, frutado e de taninos bem macios e sedosos graças à moderação da madeira. Acidez moderada e um final prolongado e agradável. Boa capacidade de evolução na taça e também apresenta boa capacidade de guarda.
Sugestões Gastronômicas: Levemente encorpado aceita bem Carnes Vermelhas na Brasa ou Assados ao Forno. Carneiro ou Cabrito são excelentes escolhas, bem como Massas com molhos de carne e mais elaborados, Pizzas em sua maioria e mais trivialmente com Sanduiches e Canapés, Queijos Curados e Embutidos.
- Uva: Mencía
- Região: Galicia
- Característica: Seco
- Corpo: Levemente encorpado
- País: Espanha