Piatelli Reserve Malbec - Tannat 2020
Na década de 1940 a Familia Piatelli emigrou para Mendoza, na Argentina, trazendo consigo o legado da Toscana, na Itália. A tradição e a paixão continuam sendo a grande referência por trás dos seus vinhos, únicos no estilo e no caráter e quase sempre de produção limitada. A Bodega Piatelli tenta expressar o melhor da Argentina, com vinhedos e modernas adegas em Agrelo, região de Mendoza e em Salta, no Vale de Cafayate.
"Blend" ou "Corte" ou "Assemblage" são termos utilizados para designar um vinho de corte, ou seja, um vinho com 2 ou mais castas em sua composição. A palavra significa 'mistura' e lembra a combinação de duas ou mais castas de uvas feita para a fabricação do vinho. Essa mistura pode ser feita tanto com castas de um mesmo terroir quanto com uvas de diferentes regiões. A ideia dos produtores é fabricar um vinho mais equilibrado e rico em sabores e aromas.
Neste vinho, a equipe de Enologia foi ousada ao combinar duas das mais importantes castas sul-americanas, simbolos de Argentina e Uruguai, vigorosas e de taninos potentes, muito apreciadas pelo consumidor brasileiro. O resultado é um vinho com grande potencial de evolução, podendo ser guardado por pelo menos 15 anos.
Região: SALTA
Sub-Região: VALE DE CAFAYATE
Castas: 50% MALBEC e 50% TANNAT
Estágio: Envelhece 8 meses em barricas de carvalho francês e americano.
Teor Alcoólico: 14,5%
Destaques e Premiações: 92 pontos para James Suckling e 91 pontos para Tim Atkin
Notas de Degustação: no visual, uma cor vermelho-rubi, intenso e concentrado. No nariz, aromas bastante marcantes de fruta madura. Morangos, Cerejas e Ameixas são frutas percebidas. Na boca, intenso e marcante ao primeiro gole, taninos poderosos de duas castas que têm esta característica, mas muito sedosos e envolventes, sabores de groselha vermelha com notas de frutos vermelhos combinados com notas de trufas. Uma delicada acidez confere ao vinho um frescor muito agradável e ao final um vinho muito equilibrado e boa estrutura, bastante encorpado e um final persistente e longo.
Harmonização: claramente um vinho vocacionado para Carnes Vermelhas, na Brasa ou no Forno. Muito adequado para Cordeiro ao Forno e Carne de Porco, preferencialmente assado. Pratos ensopados e de sabor mais forte como Carne de Panela, Rabada ou Ossobuco. Pode acompanhar trivialmente uma Tábua de Queijos de massa dura e Embutidos.
- Uva: Tannat
- Uva: Malbec
- Região: Salta
- Característica: Seco
- Corpo: Encorpado
- País: Argentina