Espumante Rama & Selas Rose Brut
A BAIRRADA e uma região por excelência na produção de vinhos de alta qualidade, sejam eles vinhos tranquilos tintos, brancosa ou rosés, sejam Espumantes. Não por acaso, são da Bairrada os mais elogiados espumantes portugueses, dadas as condições de "terroir" aqui presentes. A principal casta é a BAGA, uma casta tinta de alta qualidade e que produz vinhos de grande potencial de guarda e que também é muito usada na produção de Espumantes, mesmo os Espumantes Brancos, quando se retira a casca da Baga antes da maceração.
Os Espumantes da Bairrada são produzidos únicamente pelo método clássico e classificados como BRUT NATURE, BRUT, SECO ou MEIO-SECO, de acordo com o grau de doçura. A segunda fermentação, a que acontece na garrafa, tem que acontecer por, no mínimo, 9 meses. Os mais jovens são frescos e com aromas frutados e florais. Com o passar do tempo, esses aromas associam-se às notas das leveduras provenientes do estágio em garrafa. Os Espumantes elaborados exclusivamente com a casta BAGA são cremosos e com uma mineralidade pronunciada, caracteristica oriunda do "terroir" em particular do tipo de solo e da proximidade do Atlântico.
Região: BAIRRADA
Classificação: VEQPRD - Vinho Espumante de Qualidade Produzido em Região Demarcada
Castas: BAGA, PINOT NOIR e TOURIGA NACIONAL
Teor Alcoólico: 12,5%
Açucar Total: < 2,5 g / L
Estágio: Estágio mínimo de 9 meses na garrafa antes do "Degorgement"
Vinificação: "Bica Aberta" e fermentação em inox com temperatura controlada. Espumantização pelo Método Clássico, com segunda fermentação em garrafa.
E o que é o processo de vinificação conhecido por "Bica Aberta" ?
Este processo de separação entre o mosto e a parte sólida é característico dos vinhos brancos e designa-se método de "bica aberta". Durante um ou dois dias as partes sólidas que resultaram da prensagem são eliminadas por depósito no fundo da cuba. Só o mosto irá ser fermentado
Notas de Prova: Limpido, de cor rosa vivo com tons salmonados. Bolhas finas e persistentes com boa formação de cordão. Aroma frutado fresco, com notas de morangos e cerejas bem integrado com aromas provenientes do estágio em garrafa, levemente abaunilhados. Na boca é fresco e extremamente agradável, elegante e ao mesmo tempo irreverente pela acidez viva e marcante. Um final muito cremoso e persistente.
Sugestões Gastronômicas: embora sempre associado a ocasiões festivas, pode e deve ser consumido em refeições. Excelente como entrada de refeição e para acompanhar Charcutaria e Queijos de todos os tipos, Saladas mais elaboradas e os mais diversos pratos à base de Peixe e Frutos do Mar. Muito apropriado para pratos com algum picante. Excelente na Cozinha Oriental, quase imabatível.
- Uva: Pinot Noir
- Uva: Baga
- Uva: Touriga Nacional
- Região: Bairrada
- Corpo: Leve
- Característica: Espumante
- Característica: Seco
- País: Portugal