Falernia Gran Reserva Carmenere 2019
O italiano Aldo Olivier, residente no vale do Elqui desde 1951 e produtor de frutas e uvas para a produção de pisco, fundou a Viña Falernia em 1998, com seu primo Giorgio Flessati, enólogo italiano. Nessa região semidesértica implantaram vinhedos em vários locais para aproveitar os diferentes climas, solos e altitudes, que fossem os mais favoráveis para cada variedade. Seus Syrah, ao estilo do Rhône, são famosos e premiados e os Carménères são best-sellers. Pioneira nessa região, a Falernia produz um Pedro Ximénez branco, seco, mineral e com bastante frescor, além de um Pinot Noir de grande sucesso e elegância.
A vinícola está localizada no limite sul do deserto de Atacama, no místico vale do rio Elqui, situado nas regiões dos vales transversais do Chile. Mar e cordilheira moldam essa singular região, oferecendo um mosaico de climas e solos para o cultivo de uvas e para a produção de vinhos. Aproveitando essa diversidade climática e geográfica, a Viña Falernia tem vinhedos em distintos terroirs, em diferentes altitudes, com tipos de clima específicos. Um desses vinhedos, o Fundo Titón, está a 350 m de altitude e a 18 km do Oceano Pacífico. O clima é regulado pela influência marítima, com temperaturas moderadas e neblinas noturnas e matinais, ideal para Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Syrah e Pinot Noir. Outro destaque é um antigo vinhedo chamado Huanta ou Guanta, localizado em um espetacular vale rochoso com altitude entre 1.700 m e 2.070 m, sendo um dos vinhedos mais altos do mundo. O clima é muito seco, com grandes mudanças de temperatura entre o dia e a noite, onde são cultivadas as variedades Pedro Ximénez, Syrah e Pinot Noir.
Região: VALE DE ELQUI
Castas: 100% Carmenere
Estágio: 60% do vinho estagiou por 8 meses de estágio em barricas de carvalho americano
Elaboração: As uvas foram colhidas tardiamente (no começo de junho), dois meses mais tarde que as outras variedades tintas para ganhar maior concentração, e foram parcialmente desidratadas. A fermentação foi feita em tanques de aço inox com pistões de revolvimento (pigeage) para garantir maior extração de taninos suaves e aromas de frutas maduras
Teor Alcoólico: 14,6%
Notas de Degustação: no visual, uma cor rubi de boa intensidade e concentração. No nariz, aromas frutados e algum herbáceo, remete a baunilha e confeitaria, influencia da barrica moderada. Na boca, bons taninos, sedosos e integrados à acidez a formar um vinho muito equilibrado, com final de boca longo e persistente.
Harmonização: Um vinho de boa aptidão para comida, que aceita bem os peixes mais gordos como o Salmão e o Atum, Aves Grelhadas na Brasa ou Assadas no Forno, Carne de Porco e Carnes Vermelhas em Geral. A CARMENERE é uma casta muito adequada aos pratos de Massa como molhos de tomate e carne e às PIzzas e Tábuas de Queijos curados.
- Uva: Carmenère
- Região: Valle de Elqui
- Corpo: Levemente encorpado
- Característica: Seco
- País: Chile