Falernia Number One Tinto 2018
O italiano Aldo Olivier, residente no vale do Elqui desde 1951 e produtor de frutas e uvas para a produção de pisco, fundou a Viña Falernia em 1998, com seu primo Giorgio Flessati, enólogo italiano. Nessa região semidesértica implantaram vinhedos em vários locais para aproveitar os diferentes climas, solos e altitudes, que fossem os mais favoráveis para cada variedade. Seus Syrahs, ao estilo do Rhône, são famosos e premiados e os Carménères são best-sellers. Pioneira nessa região, a Falernia produz um Pedro Ximénez branco, seco, mineral e com bastante frescor, além de um Pinot Noir de grande sucesso e elegância.
A vinícola está localizada no limite sul do deserto de Atacama, no místico vale do rio Elqui, situado nas regiões dos vales transversais do Chile. Mar e cordilheira moldam essa singular região, oferecendo um mosaico de climas e solos para o cultivo de uvas e para a produção de vinhos. Aproveitando essa diversidade climática e geográfica, a Viña Falernia tem vinhedos em distintos terroirs, em diferentes altitudes, com tipos de clima específicos. Um desses vinhedos, o Fundo Titón, está a 350 m de altitude e a 18 km do Oceano Pacífico. O clima é regulado pela influência marítima, com temperaturas moderadas e neblinas noturnas e matinais, ideal para Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Syrah e Pinot Noir. Outro destaque é um antigo vinhedo chamado Huanta ou Guanta, localizado em um espetacular vale rochoso com altitude entre 1.700 m e 2.070 m, sendo um dos vinhedos mais altos do mundo. O clima é muito seco, com grandes mudanças de temperatura entre o dia e a noite, onde são cultivadas as variedades Pedro Ximénez, Syrah e Pinot Noir.
Este vinho presta homenagem ao filho do enólogo e produtor Giorgio Flesatti, Aaron. Um grande exemplo de Pinot Noir no estilo do Velho Mundo, menos fruta tropical e mais sobriedade e elegância.
Região: VALE DE ELQUI
Castas: 50% CABERNET SAUVIGNON, 25% CARMENERE e 25% SYRAH
Estágio: O vinho estagiou separadamente em barricas de carvalho francês (Cabernet Sauvignon e Syrah) e americano (Carmenère), durante 12 meses. Após o corte, o vinho passou mais três meses em tanques de inox antes do engarrafamento.
Elaboração: As uvas foram colhidas manualmente em pequenas caixas de 15 kg, transportadas à adega, desengaçadas e suavemente esmagadas. Maceração de 48 horas a 10 °C para extração dos aromas frutados. A fermentação foi feita durante 10 dias, a temperaturas de 22-24 °C., com mais uma semana de maceração pós-fermentação. A fermentação malolática completa foi feita em tanques de aço inox.
Teor Alcoólico: 14,9%
Notas de Degustação: no visual, uma cor vermelho-rubi, com bordas tendendo ao marron. No nariz, aromas de frutas vermelhas, com notas de baunilha e chocolate. No paladar, é encorpado, com caráter frutado e uma combinação de pimenta, chocolate branco e baunilha. Excelente evolução em taça em pouco espaço de tempo. Sugere decantação e boa capacidade de guarda. Final de boca longo e persistente. Um orgulho para a industria de vinhos do Chile.
Harmonização: Um vinho muito gastronômico por seu corpo e estrutura tânica. Carnes Vermelhas mais gordurosas na Brasa. Assadosa de Forno e Carnes de Panela. Cordeiro ao Forno ou Massas preparadas com Molhos mais encorpados.
- Uva: Carmenère
- Uva: Cabernet Sauvignon
- Uva: Syrah
- Região: Valle de Elqui
- Corpo: Encorpado
- Característica: Seco
- País: Chile